O Cadastro Positivo no Brasil já é realidade, desde a primeira quinzena de novembro. O banco de dados que vai reunir consumidores que são bons pagadores, começou a ser alimentado com informações repassadas pelos cinco principais bancos do país e cerca de 100 instituições financeiras. Paralelo a essa notícia, surge também a atualização sobre os inadimplentes. O número percentual voltou a crescer em outubro, após dois meses de queda, o indicador teve alta de 2,3%.
De acordo com dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio,a inadimplência, que é o atraso no pagamento acima de 90 dias, atinge 51,9% das famílias de menor renda. Já as famílias de maior renda corresponde a 34,5% dos consumidores com contas em atraso. O crescimento na inadimplência se deve à mais liberações de crédito, mas em contrapartida a recuperação da renda e do emprego está mais lenta.
A expectativa é que com o pagamento da primeira e segunda parcelas do 13º salário, os trabalhadores endividados façam a quitação de suas contas. Afinal, se eles conseguirem a inclusão no Cadastro Positivo, poderão, além do benefício do nome limpo, usufruir de tratamento diferenciado nos bancos e no comércio. Vantagens como mais facilidade para conseguir concessão de crédito e operações financeiras com redução de juros. Nessa primeira etapa, segundo o SPC Brasil, o Cadastro Positivo contará com 110 milhões de inscritos e deve aumentar à medida que as pessoas conhecerem os benefícios.
E você comerciante, que tem na sua carteira de clientes esse crescente número de inadimplentes, pode aproveitar esse final de ano, e os vários mutirões que estão sendo realizados no país, para ajudá-los a quitar as contas e limpar o nome. Afinal, além do 13º salário, muitos trabalhadores estão sacando o FGTS e tendo como prioridade ficar positivados no comércio. Então, esta é a oportunidade de reduzir os transtornos causados pelos atrasos no pagamento. A seguir vamos dar algumas dicas para que você tenha sucesso na cobrança.
Gentileza ao cobrar
Discrição e respeito, são duas atitudes que você deve adotar ao cobrar um cliente. Comece pelo tom de voz e escolha as palavras certas. Ameaças são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, que tal ao entrar em contato com a pessoa inadimplente, substituir a palavra “dívida” por “valor em débito”? Essa é uma forma de contato amistoso para começar a resolver a situação.
Tenha em mente também a importância de facilitar as formas de pagamento e de oferecer meios de quitação da dívida. Nessa transação entre cliente e lojista, as duas partes precisam saber ceder.
Descubra o que causou o atraso
Ao entrar em contato com o cliente, tente entender a causa do atraso. Sabendo o motivo, você terá como ajudá-lo e oferecer opções para que salde a dívida. Deixe claro para ele: o valor total cobrado, as formas e os prazos de pagamento. E ainda, as consequências se não pagar na data correta, como multas e juros. Essa estratégia tem o objetivo de ajudar a manter o consumidor em sua empresa e a não cometer inadimplência novamente.
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Negocie a dívida
Sabendo o motivo do atraso é possível oferecer alternativas que vão beneficiar o cliente e o seu negócio. Por exemplo, se o atraso foi por insatisfação com o serviço prestado, que tal pedir desculpas e oferecer um desconto. Se a dívida for acima do que o consumidor pode quitar, ofereça um parcelamento. Esse tipo de atitude faz com que o cliente se interesse pela negociação. Demonstre a ele que você quer ajudá-lo. Cabe até perguntar à pessoa inadimplente, qual a proposta dela para quitar a dívida. Tenha em mente que a sua missão é receber o máximo possível no menor prazo. Forneça meios fáceis para ele pagar. Isso é essencial para manter o cliente interessado.
Mantenha contato
Avise seu cliente por e-mail, SMS, Whatsapp sobre novidades e promoções. Envie as mensagens com moderação e dentro do horário comercial. Aproveite esse contato para avisar sobre a data do vencimento e do prazo combinado para pagamento. Se o prazo já tiver vencido, estimule-o a procurar sua loja ou empresa, para comunicar se está com alguma dificuldade.
Sua equipe de cobrança deve ser bem treinada, conhecer o Código de Defesa do Consumidor, que evitará problemas com a justiça. Pois o CDC proíbe excesso de abordagens de cobrança e ameaças.
Cartão de crédito
Aceite o pagamento por meio de cartão de crédito, mesmo das dívidas antigas. É uma comodidade para o cliente, que tem mais controle sobre o vencimento e também para você, que terá garantia de que vai receber. Fique atento aos pagamentos em cheque. Há o risco de na hora de descontá-los de descobrir que a conta do cliente não tem fundos.
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Conhecendo o cliente
Tenha um controle financeiro atualizado do histórico dos seus clientes. Vale, antes de fazer a venda, consultar o CPF ou o CNPJ em órgãos como SPC ou Serasa, o que vai te garantir uma proteção extra. Cobrar é um dos primeiros passos para receber do inadimplente.
Lembre-se, que assim como o consumidor, o comerciante também possui direitos previstos em lei. A lei existe para proteger o comércio e garantir o crescimento saudável da empresa.
Colocando essas dicas em prática você pode começar um 2020 com mais dinheiro em caixa, resolvendo o seu problema com os inadimplentes e recebendo dentro do prazo correto. Já o seu cliente terá a tranquilidade de ficar com o nome limpo e as vantagens que isso traz para a suas negociações e compras no dia a dia. Somados a liberação de crédito e inclusão no Cadastro Positivo.
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