Institucional

por Suporte Crow

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu – ACIFI foi fundada em 1951 para atender aos interesses dos empresários de nossa cidade, trabalhando em prol do desenvolvimento local. A ACIFI possui uma gestão baseada no seu planejamento estratégico institucional e atua com foco na prestação de serviços, promovendo a cultura do associativismo e o desenvolvimento local ou setorial. Com isso, a associação busca fortalecer o regime econômico de mercado, defender a livre iniciativa e assistir aos associados em todos os seus interesses. Para atender a esses objetivos, a ACIFI amplia constantemente a oferta de serviços e projetos para a comunidade empresarial.

Missão Estratégica

“Promover e representar os interesses da comunidade empresarial, com ênfase no fortalecimento do associado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu”.

Visão estratégica

“Ser referência da força empresarial de Foz do Iguaçu, por meio do associativismo de resultados, da promoção do desenvolvimento local e da excelência na prestação de serviços até 2025”.

Valores

  1. Valorização e respeito ao associado;
  2. Comprometimento com o associado;
  3. Transparência nas ações;
  4. Pluralismo de ideias;
  5. Responsabilidade socioambiental;
  6. Ética em tudo que fazemos;
  7. Isenção político-partidária.

Política Estratégica da Qualidade

A ACIFI tem como política estratégica da qualidade:

Fomentar o desenvolvimento dos associados, visando satisfazê-los por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e do desenvolvimento de seus colaboradores, com os seguintes compromissos:

  • Participar no desenvolvimento local ou setorial;
  • Prestar serviços;
  • Promover a cultura associativista.

Linhas Estratégicas de Atuação

1. Participação no desenvolvimento local ou setorial

A primeira linha de estratégica de atuação é também a mais tradicional das entidades empresariais. As Associações Comerciais e Industriais possuem ampla experiência em defender os interesses de seus associados e promover um ambiente empresarial favorável.

Ambiente empresarial favorável significa prover às empresas infraestrutura adequada, acesso a rodovias, mão-de-obra qualificada, tributação justa, sistemas de saúde e de segurança em bom funcionamento.

Os associados precisam desse ambiente favorável para garantir a competitividade de seus empreendimentos e produzir e comercializar eficientemente seus produtos.

2. Prestação de serviços

Uma entidade moderna representa os interesses dos associados perante as instâncias públicas e oferece direta ou indiretamente serviços que contribuem para melhorar o desempenho do empresariado local. Os serviços oferecidos podem ser classificados como de informação, assessoria e capacitação.

Além do grande benefício para as empresas associadas, há cinco bons motivos para a oferta de serviços pelas Associações:

a) Contribui para a autossuficiência financeira da entidade;
b) Aumento da representatividade;
c) Garante a independência política;
d) Permite a subvenção de outras atividades;
e) Motiva os colaboradores e os dirigentes.

Além desses motivos, a prestação de serviços apresenta um grande diferencial para a Associação em relação ao desenvolvimento local.

3. Promoção da cultura associativista

A promoção da cultura associativista tem sido considerada a principal ferramenta para que micro e pequenas empresas quebrem seus paradigmas de egoísmo e desconfiança mútua. A capacidade de as pessoas trabalharem juntas, visando objetivos comuns em grupos e organizações, é definida pelo sociólogo norte-americano James Samuel Coleman (1926-1985), como seu capital social.

Grupos, organizações e sociedades têm um capital social elevado quando são capazes de:

a) Estabelecer objetivos comuns de médio e longo prazo, rompendo com o imediatismo;
b) Gerar coesão grupal, organizacional ou social em torno desses objetivos, rompendo com o individualismo;
c) Manter constância de propósito na perseguição desses objetivos, mesmo em face à adversidade, rompendo com a falta de persistência.

Perspectivas Estratégicas

Administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos humanos, financeiros e estruturais de uma organização para alcançar seus objetivos de maneira eficaz e eficiente, como, por exemplo, a prestação de serviços de qualidade.

Por isso, salienta-se a importância da gestão estratégica, para que seja possível sustentar o bom funcionamento de uma organização complexa como uma Associação Comercial e Industrial.

O modelo que vem sendo utilizado por diversas entidades se baseia no Balanced Scorecard (BSC), que é um sistema de gestão estratégica que utiliza indicadores de desempenho organizados em quatro perspectivas: finanças, mercado, processos internos e recursos humanos.

O BSC é atualmente considerado um dos modelos de gestão estratégica mais avançados do mundo, e vem sendo utilizado por grande número de organizações empresarias, desde pequenas empresas até grandes corporações.

Natal

X