Compliance

por Suporte Crow

ACIFI apresenta Código de Conduta e Compliance

 

Entidade reforça respeito às leis e regulamentos
com ética e transparência nas práticas diárias

 

Prestes a completar 70 anos, a ACIFI inaugura uma nova fase da sua modernização visando a atender uma sociedade cada vez mais exigente. A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu apresenta o Código de Conduta e Compliance para estar em plena conformidade com todas as leis e regulamentos aplicados à instituição.

Formado por 51 páginas, o documento, disponível no site da entidade, é resultado do trabalho da assessoria jurídica, coordenada pelo advogado Marcelo Brito, em conjunto com a Diretoria, Conselho Superior, Diretoria-Executiva, Gerência Administrativo-Financeira e Operacional, além do Conselho Fiscal. Trata-se de uma ferramenta em favor de toda a comunidade.

O Código de Conduta e Compliance da ACIFI abrange todas as políticas, regras e controles internos e externos aos quais a organização precisa adequar-se. Dessa forma, em consonância ao conjunto de disciplinas, suas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.

Entre suas diretrizes estão: condutas éticas, interação com entidades e poder público, práticas anticorrupção, comportamento no ambiente corporativo, relações comerciais e afins, cortesias comerciais, gestão de dados e transparência, conflito de interesses, relação com a imprensa e comunidade, controle interno, relatórios financeiros, responsabilidade ambiental, medidas disciplinares e canal de denúncias.

Responsabilidade – Segundo o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, a população busca alternativas efetivas para evitar que atos considerados ilegais a prejudiquem. “Regulamentada em nosso país, a prática do compliance aumenta a responsabilidade externa e interna nas relações do poder público, nas relações empresariais, bem como nas relações pessoais”, diz.

O presidente do Conselho Superior da ACIFI, Walter Venson, lembra que a associação sentiu a necessidade, em 2019, de compilar e elaborar o seu manual justamente para fortalecer os princípios de ética e obediência à legalidade. “Queremos solidificar diariamente os princípios de visão, missão, valores e compromissos em consonância com o estatuto”, resume.

A quem se aplica? – O Código de Conduta e Compliance é aplicado a todos ligados direta e indiretamente à associação, tanto diretores, conselheiros e colaboradores quanto pessoas com as quais a organização mantém relações. Todos precisam comportar-se de acordo com as regras dos organismos reguladores.

“A ACIFI busca, com esse conjunto de regras e princípios, mostrar à sociedade que não há mais espaço para o ‘jeitinho’. O momento requer atitude íntegra em qualquer relação jurídica. A ética nas relações também se apresenta como uma prioridade, e não mais uma ‘mera’ matéria de sociologia ou ciência política”, conclui Faisal Ismail.

X