Levantamento preliminar aponta que os prejuízos no comércio da região do Porto Meira devem passar de R$ 15 milhões
Levantamento preliminar feito pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu indica que os prejuízos no comércio da região do Porto Meira podem chegar a aproximadamente R$ 15 milhões. O diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo lembra que os danos referem-se apenas aos custos diretos para os reparos estruturais e reposição de mercadorias, pois nesse levantamento não estão inclusas perdas futuras que ocorrerão com a queda nas vendas pela qual a região passará nos próximos meses, nem a inadimplência que naturalmente aumentará por conta no impacto financeiro pelo qual a população local deverá passar. “Com base em informações obtidas entre os comerciantes do bairro, a associação comercial pretende organizar uma força tarefa para definir ações de apoio para a recuperação dos estabelecimentos e retomada das atividades”, anuncia o diretor-executivo.
Mobilização – A solidariedade com a população de Foz do Iguaçu não para de crescer. A ajuda vem dos próprios moradores e de cidades vizinhas, por meio de prefeituras, entidades, igrejas e também de pessoas que se sensibilizaram com a causa e estão arrecadando donativos para as vítimas da tragédia. As doações chegam de todos os lugares e de várias formas, mas, além de materiais de construção e produtos de limpeza, uma das principais necessidades, no momento, é de voluntários que possam ajudar na reconstrução das casas atingidas na última segunda-feira (07) na tempestade de granizo.
Segundo a Defesa Civil, roupas e calçados arrecadados até o momento já seriam suficientes, por isso a urgência agora seria de ajuda de mais voluntários dispostos a colaborar de alguma maneira. “O Oeste de maneira geral está muito solidário, mas é preciso de ajuda para reconstruir as residências o quanto antes”, afirma o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira. A ACIFI está organizando um mutirão para colaborar. “Estamos pedindo ajuda aos associados para que dispensem ou doem um dia de trabalho de seus colaboradores. Nosso grupo é grande, tem muitas empresas associadas que já estão atuando, mas isoladamente, e ainda muita gente disposta a ajudar, só que não sabe como”, completa João.
Os associados precisam informar os dados dos profissionais que poderão auxiliar na força tarefa (nome completo, especialidade e número do celular) para instalação de telhas, pintura, reboco e rede elétrica. Os dados devem ser enviados para o email [email protected] As informações serão encaminhadas pela ACIFI ao Corpo de Bombeiros, responsável por coordenar o encaminhamento dos profissionais para as casas e estabelecimentos onde serão realizados os serviços.
Em outra frente, o Programa Empreender está convocando as empresas nucleadas que possam oferecer mão de obra. Os colaboradores da entidade também estão mobilizados e ação social se concentra na arrecadação de itens como produtos de limpeza, fraldas descartáveis, travesseiros e cobertores. Quem quiser pode levar doações na sede da ACIFI, na Rua Padre Montoya, 490.