É cada vez maior o número de mulheres que estão empreendendo. De acordo com a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2001 a 2011, o empreendedorismo feminino aumentou em 21%, enquanto o masculino, no mesmo período, foi de 10%. Tão importante quanto conduzir bem a gestão de seus negócios, é preciso conhecer alguns conceitos de marketing. Este foi o tema da capacitação às empresárias que integram o Conselho da Mulher Empresária e Executiva.
A última etapa do curso, conduzido pelo publicitário Daniel Reis, ocorreu no dia 27 deste mês. Durante as aulas, ele citou as ferramentas que podem ser utilizadas para que as empresas possam se posicionar diante do público alvo e do mercado. Na opinião de Reis, o desempenho da turma, formada por 15 empresárias, foi surpreendente. “As participantes trouxeram experiências muito diversas e, ao mesmo tempo, absolutamente comuns a todos que pretendem empreender ou já estão no mercado”, destacou Reis.
O conteúdo dos módulos foi definido em conjunto, assim, desde o início Daniel pode perceber quais eram as principais demandas. “O objetivo principal foi discutir e encontrar formas de maximizar os resultados de comunicação das empresas, em ações conjuntas e integradas”, salientou.
O curso motivou o Conselho da Mulher Empresária e Executiva a promover em 2014 uma ação entre as empresas participantes do Programa Empreender para divulgação de suas oportunidades de negócios e serviços. “O mais importante foi perceber que as empreendedoras estão abertas para novidades e em busca de melhorias nas suas empresas. Isso, resultado de um trabalho de longa data, que já vem sendo estimulado pela ACIFI”, reforça a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Val Baranoski.