Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), revela aumento da inadimplência no município. O estudo compara os dados dos primeiros cinco meses de 2015 e 2016.
De janeiro a maio do ano passado a média da inadimplência foi de 8,39%, enquanto neste ano foi de 11,73%. O mesmo ocorre se comparado o mês de maio de 2015 com o mesmo mês de 2016, onde os percentuais da inadimplência do comércio foram, respectivamente, de 10,08% e 12,11%.
Para o diretor de Prestação de Serviços da ACIFI, James Bortolini, “as taxas de juros elevadas e as dificuldades no que se refere ao mercado de trabalho vêm impactando negativamente os indicadores de inadimplência, pois com este cenário está cada vez mais difícil para o consumidor brasileiro conseguir fazer frente aos seus compromissos financeiros”.
Segundo o diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, “os consumidores paraguaios e argentinos continuam tendo papel fundamental para a manutenção das vendas do comércio iguaçuense”.
Contudo, salienta, “é fundamental que o comércio local utilize com disciplina as ferramentas de proteção ao crédito para que a inadimplência seja reduzida, pois as vendas realizadas aos consumidores brasileiros representam a maior fatia do mercado consumidor da cidade”.