Gestores mineiros conheceram ações da ACIFI, Codefoz, Oeste em Desenvolvimento e programa Acelera Foz.
Uma comitiva reunindo 20 prefeitos, vice-prefeita, deputada estadual e técnicos de municípios do estado de Minas Gerais conheceu ações da sociedade civil para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, durante encontro nesta semana. Os agentes públicos são das regiões mineiras do Noroeste e Alto Paranaíba.
Os administradores participaram de uma apresentação de iniciativas da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Também receberam informações sobre objetivos e funcionamento do programa Acelera Foz, de retomada econômica na pandemia.
A exposição foi feita pelo presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini; o diretor-executivo da associação, Dimas Bragagnolo; a coordenadora-executiva do Codefoz, Edna Rubio; e a secretária-executiva do conselho, Dagmar Pedrozo. Participaram, ainda, a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst, e o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) Marcelo Padilha.
Os prefeitos mineiros foram inteirados sobre a forma de governança de Foz do Iguaçu e Região Oeste, a qual une sociedade civil organizada, poder público e setor empresarial. Foram detalhados projetos em funcionamento, como o Centro de Inovação e Tecnologia, parceria entre ACIFI, Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI – BR) e o exoHUB.
Os gestores de Minas Gerais buscam experiências exitosas de desenvolvimento e governança no âmbito do território, que possam ser replicadas, explicou Rodiney Alamini. A comitiva ficou satisfeita com as ações que são mantidas no município e região, revelou o dirigente da ACIFI.
“Reforçamos aos prefeitos mineiros a importância do gestor ouvir e alinhar-se à sociedade civil, atuar de forma integrada com associações comerciais e apoiar conselhos de desenvolvimentos”, declarou. “Isso faz com que os projetos tenham perenidade e sejam ações de Estado, mesmo diante de mudanças nos cargos eletivos”, completou Rodiney.
Participações
Os prefeitos e agentes públicos participantes da comitiva que veio a Foz do Iguaçu são das cidades de Arapuá, Arinos, Cabeceira Grande, Bonfinópolis, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Coromandel, Guarda Mor, Guimarânia, Iraí de Minas, Morada Nova, Monte Carmelo, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rides, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, Tiros e Varjão de Minas.