Associação Comercial e Empresarial irá implementar projeto que detalha Foz do Iguaçu em números, compartilhado com o poder público e instituições parceiras.
O prefeito eleito, general Joaquim Silva e Luna (PL), participou da reunião do Conselho Superior da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial), nessa segunda-feira, 16, em que renovou o compromisso com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Ele enfatizou que fará uma gestão técnica para fomentar oportunidades e a qualidade de vida da população.
Na plenária, a ACIFI aprovou o projeto Foz em Números – Base para o Plano de Desenvolvimento Econômico 2050, em parceria com a consultoria CEPPE do Brasil. Trata-se de uma ampla base de dados sobre a realidade e as perspectivas econômica e social da cidade, para ser compartilhada com a prefeitura e outras instituições.
“Esse projeto irá nos permitir acessar muitos dados, será um instrumento valiosíssimo para que possamos direcionar o trabalho por meio de evidências e fatos”, avaliou o prefeito eleito. “E quando falamos em Foz do Iguaçu, não podemos pensar pequeno, dado o enorme potencial de nossa cidade”, pontuou Silva e Luna.
Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo mencionou que o Foz em Números será o passo inicial sobre a realidade do município, com a proposta de ampliar o diagnóstico para as cidades vizinhas, da Argentina e Paraguai, por conta do contexto de integração da região trinacional. O objetivo é reunir números e dados verossímeis, seguindo um padrão.
“Teremos dados sobre emprego, qualificação, infraestrutura, número de empreendimentos e potencial de consumo, por exemplo”, elencou. “Esse conjunto de dados, disponíveis de uma forma possível para se fazer comparações e previsões, permitirá enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, e de planejar medidas de Estado, não de governo”, concluiu Danilo.
Foz do Iguaçu em Números
O diretor da CEPPE do Brasil, Eduardo Fernandes, apresentou o projeto Foz em Números. A finalidade será oferecer uma coletânea de dados dos principais indicadores do município, a fim de nortear políticas públicas, atrair investidores internos e externos e promover o marketing do território com base em seus pressupostos de oportunidades.
“Os dados de Foz do Iguaçu poderão ser comparados com o Paraná e o Brasil, bem como com a série histórica”, explicou o consultor. “O conteúdo do projeto será atualizado e disponível nos canais da ACIFI e de instituições parceiras, como a prefeitura e o Conselho de Desenvolvimento Econômico”, salientou Eduardo.
Plenária
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini, em que participaram conselheiros, empresários e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, como os presidentes do Codefoz, Fernando Castro Alves, e do Codetri, Roni Temp. O prefeito eleito, Silva e Luna, estava acompanhado do coordenador da equipe de transição de governo, coronel Jorge Áureo Ferreira, e de futuros secretários municipais, a partir de 1.º de janeiro.