* Francisco Namiuchi
Com a inauguração da sua nova sede, a ACIFI ampliará as ações do Empreender para 2020, programa que une empreendedores dos mais variados segmentos por meio de núcleos em busca de objetivos comuns. Além do fortalecimento e expansão dos atuais setoriais e multissetoriais, a entidade planeja ampliar a rede de nucleados, abertura de novos grupos com integração aos núcleos já existentes, bem como realização de uma intensa agenda de atividades.
Atualmente, mais de 120 empresários da cidade estão organizados em dez núcleos do Programa Empreender. São eles: Coaches, Comunicação, Distrito Industrial, Imobiliárias, Livrarias e Sebos, Metalúrgicas, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, além do Conselho da Mulher Empresária e Executiva e do Conselho do Jovem Empreendedor.
A expectativa é o surgimento de novos núcleos no próximo ano para atender a demandas de empresários e empreendedores de vários segmentos. Entre os projetados está o Núcleo de Saúde, reunindo profissionais e empresas com foco na qualidade de vida, bem-estar, prevenção e saúde integrativa.
Já o Núcleo das Empresas do Sistema B tem como objetivo inovar para fomentar negócios que combinam lucro e impacto socioambiental positivo visando a uma economia inclusiva para todos. O Núcleo da Moda, por sua vez, pretende promover uma atualização do Núcleo de Indústria de Confecções com a finalidade de criar a rede produtiva do setor.
As novidades continuam. O Núcleo de Tecnologia e Inovação passará a utilizar a marca Iguassu Valley Foz, governança do ecossistema de empreendedorismo com inovação que integra o SRI (Sistema Regional de Inovação), do Programa Oeste em Desenvolvimento. Uma das metas do Iguassu Valley é a regionalização do projeto.
Vale destacar que a ACIFI tem aperfeiçoado essa importante ferramenta em prol do desenvolvimento das micros, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e microempreendedores individuais de Foz do Iguaçu. O seu grande salto foi definir que toda e qualquer ação tenha essencialmente foco na geração de negócios. Outra grande diferença foi definir e diferenciar bem as metas de médio e de longo prazo.
Com esse horizonte, o Programa Empreender realizará, nas novas instalações da ACIFI e no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, uma série de palestras, workshops, cursos, oficinas, rodadas de negócios, encontros, entre outros eventos. Sempre com o apoio estratégico de parceiros como o Sebrae e o Sicoob. Chegou a hora de acelerar a evolução empresarial!
* Francisco Namiuchi é consultor do Programa Empreender, da ACIFI.