A primeira edição do Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca, que teve suas inscrições prorrogadas até o dia 23 deste mês; e as obras da nova sede da ACIFI e o Residencial Omoiru foram temas centrais da reunião de diretoria da ACIFI na segunda-feira (dia 05).O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Licério Santos, fez uma apresentação sobre o prêmio instituído para homenagear pessoas físicas, jurídicas e do terceiro setor que praticam ações impactantes para o turismo em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. A iniciativa está sendo realizada em parceria com o Instituto Polo Iguassu, a Paraná Turismo, o Ente Municipal de Turismo de Puerto Iguazú (Iturem) e a Senatur, de Ciudad del Este. A Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Fundo Iguaçu são os apoiadores.
Segundo Licério, o prêmio tem o viés forte do reconhecimento, transparência e credibilidade e possui quatro eixos: ambiental, social, gestão e integrador trinacional. Para concorrer, as empresas que desenvolvem alguma ação em favor do turismo devem cadastrar-se no site www.premioalvar.com até o dia 23 de outubro. Basta ler o regulamento e fazer a inscrição na categoria correspondente à sua iniciativa. O julgamento será de um júri formado por representantes de organizações nacionais e internacionais do setor turístico e da sociedade civil referências no tema.
O projeto também permite a indicação de pessoas físicas que desenvolvem alguma atividade de destaque ligada ao setor do turismo. “Pode ser um guia de turismo ou um profissional que faça a diferença e contribua com o setor”, esclareceu Licério. As indicações podem ser feitas até 30 de outubro. Serão premiados os dez cidadãos mais votados no Brasil, cinco no Paraguai e cinco na Argentina.
A entrega do prêmio será realizada no dia 27 de novembro, no Wish Resort Golf Convention e contará com personalidades e autoridades do turismo. “Agradecemos o engajamento da ACIFI nas ações em prol do turismo e buscamos apoio financeiro de empresários que queiram doar recursos para essa premiação”, finalizou Licério.
Nova sede
Diretores da ACIFI receberam um detalhado relato sobre o atual estágio das obras da nova sede. O assunto foi apresentado pelo engenheiro Márcio Marcon, que está à frente da construção do prédio mista que inclui a nova sede da ACIFI e a torre residencial de 68 apartamentos que vão compor o Residencial Omoiru. “Atualmente estamos trabalhando na estrutura do bloco B, que é o residencial, e a alvenaria do bloco A, que se refere à nova sede”, explicou.
De acordo com o engenheiro até o momento já foi executado o correspondente a 25% do total da obra. As etapas até agora compreendem serviços em terra, fundações, infra e supraestrutura, coberturas, vedações e divisórias, revestimentos, pavimentações, pinturas e instalações elétricas e hidráulicas, entre outras.