A gestão de clientes é uma estratégia e ferramenta para você criar uma boa relação com os seus consumidores, oferecendo atendimento personalizado e antecipando soluções para ele. E isso se conquista montando um banco de dados, ou a também chamada, carteira de clientes ou portfólio.
Esse controle é uma forma de gestão que vai trazer qualidade e diversos outros benefícios para sua empresa, comércio, escritório, ajudando-o a conhecer melhor seu público consumidor, prestar um serviço mais personalizado e antecipar soluções para ele.
Contar com informações ampliadas como hábitos de costume e interesses dos clientes, e que vão além de dados como apenas só nome e contato, são importantes. Eles ajudam na verificação e acompanhamento do planejamento e desempenho da sua empresa, saber se isso está ocorrendo de acordo com as suas expectativas. Em um mercado cada vez mais competitivo montar uma carteira de clientes é mais que necessário para o seu negócio se destacar.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe algumas dicas que preparamos para te ajudar a organizar os dados de clientes de forma simples, prática e eficaz, seguindo a estrutura do conceito SMART: simples, mensurável, atingível e relevante. Conhecer cada detalhe dos seus clientes ajudará a tomar as melhores decisões.
Também é importante que as informações sejam confiáveis para ajudar na suas tomadas de decisões e manter a saúde financeira da empresa. O banco de dados Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, que mantém parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu – ACIFI, possui dados de abrangência nacional sobre pessoas físicas e jurídicas, cheques e outras consultas.
Associe os levantamentos e informações de seus clientes usufruindo dessa ferramenta segura e eficiente que é o SPC ACIFI, por meio de serviços como:
- SPC Valida, que válida informações com as disponíveis em sites públicos.
- SPC Padroniza – conta com informações padronizadas e corrigidas, eliminando erros de digitação, insuficiência de informações.
- SPC Enriquece- oferta informações seguras e confiáveis de consumidores e empresas para sua base de dados.
- SPC Incorpora – viabiliza diversos canais de contato com o público-alvo.
- SPC Mercado – disponibiliza levantamentos de empresas e consumidores como renda, sexo e média de idade, com o objetivo de apoiar ações estratégicas.
- SPC Message- comunicação desenvolvida para que o associado possa se aproximar dos seus clientes por meio de mensagens eletrônicas de forma segura e fácil.
Esses acessos ao SPC são opções para você empresário economizar tempo em seus levantamentos e obter referências confiáveis para seu banco de dados.
| Para você: Como utilizar os dados da carteira de clientes
Informações para sua carteira de clientes
Para que o levantamento da sua carteira de clientes não seja invasivo, faça uma abordagem que deixe a pessoa confortável para responder e passar dados prioritários como: nome, número do telefone residencial e celular, endereço de e-mail, a identificação e o endereço usado nas redes sociais, área de atuação, produto ou serviço adquirido.
Procure obter essas informações na primeira compra ou contato por internet. Evite excesso de dados inúteis e garanta a segurança dos contatos recolhidos, afinal são dados confidenciais que podem incluir número da carteira de identidade, CPF, CNPJ, entre outros.
Organizando a carteira de clientes
Organize essas informações qualitativamente formando seus banco de dados, que pode ser em uma planilha de Excel ou utilizando uma tecnologia focada na gestão de clientes, e ainda, há a possibilidade de implantar um sistema focado em vendas que fornecerá suporte de controle de clientes.
Mantenha atualizado os dados dos clientes, como mudança de número, endereço, ou até mesmo de cidade. Isso garantirá registros sempre corretos para realizar abordagens e ações envolvendo contato com seu consumidor.
Classifique e divida seus clientes em categorias
Para facilitar a identificação do cliente no seu banco de dados faça uma classificação de acordo com os diferentes perfis separando por exemplo, os:
Prospects– pessoas que demonstram interesse pela sua marca, mas ainda não efetuaram nenhum negócio com você.
Clientes ativos – aqueles que já compraram e se mostraram satisfeitos com o seu atendimento, retornam e respondem aos estímulos da empresa com frequência.
Clientes inativos – são os que já fizeram negócios com você, mas não demonstraram interesse em se manter ativos, ou migraram para um concorrente.
Aumente a filtragem desses perfis classificando por: porte financeiro- quais consumidores proporcionam mais lucros para a empresa; Segmento demográfico- separe por macro e microrregiões de atendimento; Comportamental, etário, etc.
E também dividindo em categorias como: premium, pessoa jurídica, pessoa física, especiais, simples. Assim é possível criar várias formas de relacionamento com eles e desenvolver uma metodologia de trabalho para cada segmento.
| Para você: Aprenda a conquistar novos clientes com SPC Mercado
Muito além da venda tradicional
Em tempos de criatividade para aumentar o seu volume de negócios, existem também outras estratégias para criar um banco de dados e encontrar clientes. Para isso esqueça a venda tradicional. A dica aqui é criar um formato consultivo, mostrando os impactos do seu produto e pensando nas dores que o consumidor está sentindo naquele momento.
As principais estratégias para esse contato e captação de clientes são: utilizar as redes sociais para fazer networking, buscar indicações com os seus melhores clientes, use marketing de conteúdo para ser encontrado na internet, trabalhe com email marketing para engajar os consumidores inativos, treine sua equipe. Crie essa relação entre empresa e cliente para alcançar um final feliz.
Lembrando que a ACIFI tem um portfólio com mais de 25 consultas preparadas para atender a necessidade de cada empresa. Continue acompanhando nossas dicas, vamos trazer também informações de como utilizar os dados da carteira de clientes a favor do seu negócio.