Empresários integrantes dos núcleos do Programa Empreender da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) participaram de um encontro com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), nesta quinta-feira, 14. A reunião contou com a participação da Garantioeste (Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná).
O assessor para Novos Projetos e Negócios do BRDE – Região Oeste PR, Paulo Marques Ferreira, apresentou as principais fontes de recursos financeiros oferecidas pela instituição. O crédito tem como diferenciais o juro baixo e o prazo (tanto de carência para começar a pagar quanto de quitação das parcelas).
As linhas de crédito oferecidas pelo BRDE têm como objetivo o investimento e o desenvolvimento de empresas de pequeno, médio e grande porte. O recurso pode ser acessado principalmente para inovação, energia, máquinas e equipamentos, infraestrutura e até para capital de giro.
Durante o evento, Marques Ferreira explicou que, via de regra, o valor mínimo é R$ 50 mil a R$ 150 mil (depende da linha utilizada), mas o recurso também pode ser acessado via Garantioeste. Neste caso, a Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná atua como mediadora do empréstimo, facilitando o acesso a valores menores.
Participaram do evento integrantes de oito núcleos e territoriais do Programa Empreender da ACIFI: Distrito Industrial, Metalúrgicas, Conselho Jovem Empreendedor, Sustentabilidade, Comunicação, Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Produtores Locais, Imobiliárias e Livrarias e Sebos.
O consultor do Programa Empreender da ACIFI, Francisco Namiuchi, destacou que a reunião entre nucleados, Garantioeste e BRDE foi possível graças ao diretor de Indústria da ACIFI e coordenador do Núcleo do Distrito Industrial, Marco Casagrande. O empresário sugeriu o encontro para compartilhar informações úteis para os núcleos da associação.
Para Namiuchi, o saldo foi positivo, visto que os empresários demonstraram muito interesse em acessar linhas de crédito para investir no desenvolvimento das empresas iguaçuenses, sobretudo em inovação. “Uma das propostas do Programa Empreender é oferecer oportunidades de recursos para que o empresariado crescer com segurança”, resumiu.