A classe C, a nova classe média brasileira, movimenta a economia do país e este ano pretende comprar 11,3 milhões de notebooks, 4,8 milhões de sofás, 4,9 milhões de fogões, 7,3 milhões de aparelhos de TV e 14,2 milhões de viagens nacionais. Os dados foram apresentados pelo publicitário Renato Meirelles na palestra promovida pela ACIFI, Itaipu e 97 FM. Ele apresentou temas como consumo, comportamento, valores e comunicação com os diferentes perfis de consumidores brasileiros.
Diretor do Instituto Data Popular, o publicitário já conduziu mais de 200 estudos sobre o comportamento do consumidor de baixa renda no Brasil. “Nenhuma empresa cresce hoje, no Brasil, sem conhecer o coração, a mente e o bolso dessa nova classe média”, afirmou Meirelles. Segundo ele, só é líder de mercado, quem é líder nas classes C, D e E, mas para isso é fundamental para empresas e profissionais pesquisar e interpretar o mercado emergente, isso porque há muitos casos de pessoas que têm o ‘bolso da classe A’, mas têm comportamentos de consumo semelhantes ao da classe C.
“A classe média brasileira é fiel no que diz respeito ao consumo. Se ela for bem atendida, dificilmente trocará de marca ou de prestador de serviço”, ensinou. Outra lição da palestra de Meirelles é que quando a linguagem é inadequada, o consumidor da classe média conclui: “isso não é para mim”.
Agenda – O próximo palestrante do ciclo de palestras é o professor Gretz, um dos mais renomados palestrantes de motivação da atualidade. Ele estará em Foz do Iguaçu no dia 23 de setembro.