Prefeito Silva e Luna e Núcleo Empresarial da Avenida Brasil, da ACIFI, discutem modernização da principal via comercial da cidade.
A parceria entre a iniciativa privada e o poder público em torno da revitalização da Avenida Brasil avançou mais uma etapa importante. Cerca de 50 empresários se reuniram com o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna, para discutir propostas de modernização da principal via comercial da cidade.
O encontro, promovido pelo núcleo empresarial da ACIFI, ocorreu na noite de terça-feira (16) no Hotel Foz do Iguaçu. Também participaram do evento coordenadores do coletivo empresarial, comerciantes, dirigentes e associados da entidade, além do presidente da Câmara Municipal, Paulo Debrito, e secretários municipais.

Prefeito Silva e Luna em reunião com empresários do Núcleo da Avenida Brasil da ACIFI – Foto divulgação
“A boa notícia é que a verba já está garantida. Agora, a proposta precisa de agilidade para ser atualizada para definir as condições da licitação, já que o projeto contará com recursos de diferentes naturezas, desde iluminação e mobilidade à ocupação de áreas urbanas. Nosso desafio é dar nova vida à Avenida Brasil e integrá-la ao turismo”, afirmou Silva e Luna.

Coordenador do Núcleo Avenida Brasil, da ACIFI, Guiaroni Macedo Teixeira, destacou compromisso da prefeitura – Foto divulgação
Para o coordenador do Núcleo Avenida Brasil, da ACIFI, Guiaroni Macedo Teixeira, o anúncio feito por Silva e Luna demonstra o compromisso da atual gestão municipal com o setor empresarial. “Além das reivindicações emergenciais, como segurança, precisamos atuar de forma conjunta e planejar as transformações da avenida no médio e longo prazo”, sintetizou o dirigente.
Estudo preliminar do Centro Universitário UDC
A menção do prefeito diz respeito ao estudo elaborado em 2023 pelo Centro Universitário UDC, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo. À época, uma pesquisa inicial conduzida pelo Sebrae junto ao empresariado serviu de base para o trabalho desenvolvido pelos universitários, sob orientação dos professores Elisiana Klein, Radames Giona e José Teodoro de Oliveira.
Na reunião, o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, destacou a importância do diálogo entre o prefeito de Foz do Iguaçu, empresários do Núcleo da Avenida Brasil e UDC. “O prefeito anunciou a obtenção de recursos para investir na revitalização. Resta a nós definirmos uma posição conjunta em torno do projeto final”, resumiu.

Professora Elisiana Klein apresentou no telão a síntese da proposta – Foto divulgação
Durante a reunião com o prefeito, a professora Elisiana Klein apresentou no telão a síntese da proposta, cujo documento original reúne 52 pranchetas. Ela realçou a necessidade de atualizar e detalhar a documentação, considerando as exigências técnicas do projeto paisagístico e urbanístico.
Ao fim dos trabalhos, o vereador Paulo Debrito reforçou que a Câmara Municipal, embora tenha como prerrogativa legislar e fiscalizar, está disponível para “colaborar na empreitada”. Ficou acordado que empresários, instituições, universidades e poder público retomarão as reuniões para definir a atualização do estudo preliminar da UDC.
Faça parte do Núcleo Empresarial da Avenida Brasil
Instagram: @avenidabrasilfoz
Comerciantes de diferentes segmentos participaram do encontro – Foto divulgação