Dirigentes empresariais também definiram desdobramentos do projeto Foz em Números como instrumento para nortear o desenvolvimento da Região Metropolitana Trinacional.
Com destaque para os valores disponíveis e o resultado acima do previsto, a prestação de contas da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) referente a 2025 foi aprovada pelo Conselho Superior em reunião nessa segunda-feira, 15. A plenária também deliberou sobre o orçamento para o próximo ano.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior, Rodiney Alamini. A prestação de contas foi detalhada pelo diretor-financeiro da ACIFI, Elias João Dandolini, que é contador, e aprovada por unanimidade. Em seguida, o diretor-executivo, Dimas Bragagnolo, conduziu a apresentação da peça orçamentária para 2026.
Dimas expôs as principais fontes de arrecadação da entidade e as despesas previstas, além de enumerar os próximos investimentos. Entre eles, destacou o estúdio de podcast da ACIFI, que contou com parte dos recursos proveniente de edital público do Governo do Estado, na área de inovação, e a implantação de projeto em inteligência artificial, inicialmente voltado aos processos internos da entidade e, posteriormente, à comercialização, depois da aplicação validada.

Plenária abordou os principais problemas e oportunidades para o crescimento de Foz – foto: divulgação
Foz em Números: desenvolvimento
Durante a plenária — a última deste ano — foi aberta uma rodada de reflexões sobre os principais problemas e oportunidades para o crescimento de Foz do Iguaçu e da região trinacional, com a mobilidade apontada como um dos principais gargalos. Ficou definido que o projeto Foz em Números, em suas próximas fases e no contexto da Região Metropolitana Trinacional, será mantido como instrumento para planejar o desenvolvimento. Uma reunião específica sobre o tema será realizada.
Empresas de 50 anos
A ACIFI homenageou quatro empresas históricas pelos 50 anos de atividades em Foz do Iguaçu, durante a reunião do Conselho Superior, com a entrega de placas simbólicas, jantar de confraternização e participação em série especial de podcast. Reforçando legados, valorizando a história e despertando emoções, o reconhecimento foi concedido às seguintes empresas associadas à entidade: Retifoz Retificadora de Motores, Transparaguay Transportes de Cargas, Lobato Machado Imobiliária e Idisa Veículos.
Leia também: ACIFI homenageia empresas históricas pelos 50 anos em Foz do Iguaçu.


