Empresárias do Conselho das Mulheres Executivas da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná participaram entre os dias 15 e 20 de setembro de uma Missão Técnica à Colômbia. A viagem para as cidades de Bogotá e Cartagena faz parte das ações do núcleo coordenado pelo Programa Empreender desenvolvido pela ACIFI. Um dos principais compromissos da delegação foi a participação no Encontro Internacional de Mulheres de Brasil e Colômbia onde elas foram recepcionadas pela cônsul brasileira, Maria Elisa Berenquer. A palestra magna foi com a ex-ministra das Relações Exteriores e ex-candidata à Presidência da República, Martha Lúcia Ramirez, que falou sobre comércio exterior e também sobre a importância da participação da mulher na política.
Durante o evento, a coordenadora Graci Braga apresentou o Conselho da Mulher, as atividades realizadas durante o ano, e também a atuação do Observatório Social de Foz do Iguaçu, um instrumento técnico aos cidadãos que querem saber como o os recursos públicos são aplicados. Na ocasião, a presidente do Conselho da Mulher da Caciopar, Justina Metzner, fez uma apresentação sobre coordenadoria e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Coube à Elisangela Rosa falar sobre o Programa Oeste em Desenvolvimento e a participação da mulher no cenário regional.
Dois painéis de debate no encontro tiveram a participação de empresárias brasileiras. Um deles contou com Val Baranoski e Maria Goreti Azevedo para debater sobre os desafios nas empresas com as empresárias colombianas Adriana Roa e Daniela Konietzko. O segundo painel teve como convidadas as empresárias brasileiras Elizangela de Paula Kuhn e Iara Lazzeri Bremm Domingos para discutir sobre o que fazer para obter melhores resultados nas empresas com as colombianas Pepa Pombo e Claudia Cordona. No encerramento teve uma sessão de networking liderada pelas organizadoras do evento, Martha Lúcia Vasquez e Marcela Plazas.
No segundo dia a comitiva fez uma visita técnica à empresa da designer de joias Adriana Roa. As peças da grife – existente há mais de 30 anos e que é hoje uma referência no país – vão da alta joalheria, com pedras preciosas, aos produtos artesanais.
De acordo com Graci Braga, a missão teve como objetivo conhecer novas estruturas e modelos de gestão, produtos e serviços, além de obter novas informações que podem vir a contribuir para o desenvolvimento das associações comerciais do Oeste do Paraná e das empresárias que atuam em Foz do Iguaçu.
Segundo ela, a viagem é uma oportunidade para os profissionais e executivas do conselho conhecer projetos que deram certo nas entidades para aprimorar o sistema local, proporcionando novas e relevantes informações para as associadas. “A proposta da missão internacional é potencializar ao máximo a absorção de conhecimento e fazer disso uma real imersão em realidades diferentes, suas boas experiências e dificuldades”, disse Graci.