Riyad al-Maliki foi recepcionado por dirigentes da entidade e lideranças da região trinacional com o objetivo de ampliar laços entre os povos.
O ministro das Relações Exteriores e dos Expatriados da Palestina, Riyad al-Maliki, reuniu-se com dirigentes da ACIFI e lideranças das Três Fronteiras nessa quinta-feira, 5. A recepção especial aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu e do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional.
Riyad al-Maliki estava acompanhado do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. Ambos foram recebidos pelo presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo; presidente do Conselho Superior, Rodiney Alamini; prefeito de Foz, Chico Brasileiro; diretor-geral da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, entre outras autoridades da região trinacional.
Na pauta, a disposição para ampliar os laços entre brasileiros e palestinos, bem como as relações de comércio, trabalho, negócios, turismo, ciência e esporte. “São várias as oportunidades para o desenvolvimento. Buscamos a cooperação entre as nações, seres humanos e natureza”, afirmou o ministro.
Riyad al-Maliki agradeceu a recepção organizada pela ACIFI e enalteceu as instituições que o abraçaram com “tanta intensidade”. Ele manteve agendas com representantes da prefeitura e da comunidade árabe, além de visitar atrativos como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional. “Vamos levar à nossa terra o amor de Foz a todo povo palestino”, completou.
Danilo Vendruscolo destacou que cerca de 80 nacionalidades vivem em harmonia na região, sendo a comunidade árabe a mais expressiva delas. “Temos já pronto um projeto arquitetônico e cultural para valorização da presença árabe. A partir desse encontro vamos retomar os esforços para torná-lo um novo atrativo na fronteira”, explanou o presidente da ACIFI.
Já o prefeito Chico Brasileiro lembrou que Foz do Iguaçu é irmanada com Jericó – um dos grandes símbolos da nação. Entre as propostas para fortalecer os laços está a criação de uma praça com elementos da cultura do povo irmão. “Aproveito para prestar toda solidariedade na busca pela autodeterminação do Estado da Palestina”, frisou.
Anatalicio Risden Junior acrescentou que o exemplo de irmandade entre Brasil e Paraguai (evidenciada pela Itaipu Binacional) é um modelo para levar a outros países. “Eu acredito que esse exemplo deva ser colocado para o mundo, de coexistência pacífica e integração pelo desenvolvimento socioeconômico”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Autoridades – A lista de participantes do evento incluiu: embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben; presidente da Câmara Municipal, João Morales; cônsul da Argentina em Foz, Alejandro Massucco; cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, Magno Alarcón; vice-cônsul do Brasil em Ciudad del Este, William Santiago; presidente do Polo Iguassu, Faisal Ismail; e vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Walter Venson.
O encerramento do encontro foi marcado pela troca de presentes entre as lideranças e promoção de um jantar oferecido pela ACIFI. A organização da agenda do ministro das Relações Exteriores e dos Expatriados da Palestina teve apoio do diretor de Assuntos Internacionais da PMFI, Jihad Abu Ali.