“Todos os nossos esforços precisam valorizar a inovação e o empreendedorismo. É quase um lema a ser seguido dia e noite”. Leia artigo do presidente da ACIFI, Faisal Ismail, para este 5 de outubro, Dia do Empreendedor.
* Faisal Mahmoud Ismail
Todos os nossos esforços precisam valorizar a inovação e o empreendedorismo. É quase um lema a ser seguido dia e noite. A superação de desafios e a solução dos problemas com vistas para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu passam obrigatoriamente por fazer diferente de até então, acreditar, ousar e ser digital, estando atualizado sobre as novidades tecnológicas.
Ao abordar esses pilares logo vêm à mente alguns mitos, como: só quem faz o que gosta tem sucesso; empreendedorismo é coisa de rico; apenas as pessoas que têm dinheiro terão sucesso ao empreender; quem fracassa uma vez vai fracassar sempre; é preciso ter ideias geniais para empreender; e por aí vai. Na real, esses conceitos são todos relativos.
Algumas definições simples provêm do Sebrae, parceiro da ACIFI de longa data: empreendedorismo é o conjunto de habilidades para ideação, construção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e negócios, tanto no ambiente social como empresarial. Empreendedor significa ser um realizador que produz novas ideias por meio da harmonia entre criatividade e imaginação.
Na mesma linha vem a inovação. Ela acontece com a implantação de medidas simples. Uma empresa sem um simples controle de fluxo de caixa está inovando quando implanta ferramentas como a simples anotação num papel de entradas e saídas. É inovação naquele momento. Mas o que fazer para melhorar o negócio de maneira constante? Mais importante é definir o que fazer a partir dos resultados.
E a inovação depende de alta tecnologia? Não. A inovação é uma ideia, um método, uma novidade. Não é só tecnologia. Pode ser a melhoria de um processo para aperfeiçoar um produto e aumentar a produtividade. Pode ser uma inovação no ambiente corporativo, como melhorar a relação com os clientes, funcionários e fornecedores. Ou como você instiga a criatividade dos colaboradores. São vários os caminhos.
Pela ACIFI, desenvolvemos e apoiamos ações que promovam a inovação e o empreendedorismo entre empresários de pequeno, médio e grande porte, visando a encarar os desafios e aumentar a competitividade e rentabilidade de seus negócios. Via Programa Empreender, eventos de capacitação, produtos e serviços, estimulamos, na prática, a imaginação, determinação e habilidade de organização e de liderança.
Também existem trabalhos em conjunto com o poder público e seus agentes das esferas municipal, estadual e federal. Conjuntamente com outras entidades da iniciativa privada e órgãos públicos, apoiamos iniciativas como o Acelera Foz (programa de retomada econômica da cidade), o projeto Vila A Inteligente e as ações do Parque Tecnológico Itaipu e do Centro Municipal de Inovação.
Com integração, o tão sonhado desenvolvimento, com oportunidades para todos, passa a ser uma constante. Vamos trabalhar ainda mais estes dois verbos com muito suor diariamente: inovar e empreender. Os resultados aparecerão naturalmente, gerando mais conhecimento, empregos e distribuição de renda em Foz do Iguaçu, sempre com os pés no presente e de olho na cidade que queremos para o futuro.
Faisal Mahmoud Ismail é presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu).
Artigo publicado originalmente no jornal GDIA.