A integração da infraestrutura de transportes, entre outros assuntos, foi tema de uma série de audiências com os ministros Paulo Guedes e Marcos Montes.
O debate sobre o Corredor Bioceânico de Capricórnio está ganhando força no centro econômico do governo federal. Especificamente a intermodalidade na Região Trinacional do Iguassu Ampliada (Brasil, Chile, Paraguai e Argentina), que foi discutida em Brasília pelo primeiro escalão do Planalto e lideranças de Foz do Iguaçu e do Paraná.
A integração da infraestrutura de transportes, entre outros assuntos, foi tema de uma série de audiências com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Marcos Montes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); secretário-especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes; e secretário-adjunto da Receita Federal, Jackson Corbari, na Esplanada dos Ministérios.
A comitiva de lideranças da iniciativa privada foi formada pelo presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Danilo Vendruscolo; diretor de Comércio Exterior da ACIFI, Mário Camargo; diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues; e José Marcos Sarabia, CEO de Grupo Sarabia (Agrofértil e Tecnomyl).
A série de reuniões, ocorrida em 6 de julho, foi articulada pelo deputado federal Vermelho (PL), que tem sido um defensor das causas da região na capital do país. Além de defender o Corredor Bioceânico, o parlamentar tem buscado soluções para os problemas causados pelas operações dos auditores fiscais da Receita Federal e dos fiscais do Ministério da Agricultura.
Em permanente construção
A agenda estratégica, avalia Danilo Vendruscolo, é a continuidade das ações definidas pelo Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS). O evento, promovido em maio, aprovou aliança entre cinco países por corredor de transporte bioceânico e definiu governança com representação da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
A plenária final aprovou a criação de sete grupos permanentes de trabalho. Desses, revela Vendruscolo, o mais demandado foi o de Gestão Integrada de Fronteiras, que dará agilidade nos processos de trâmite de cargas no comércio bilateral com Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
“O ministro Paulo Guedes indicou o secretário-adjunto da Receita Federal, Jackson Corbari, para ser o coordenador desse grupo de técnicos dos cinco países. O Brasil, como maior economia do continente, tem o dever de ser protagonista no processo de integração e estímulo ao comércio internacional”, afirmou o presidente da ACIFI e coordenador do FILMS.
Crescimento da pecuária requer acelerar transporte nas fronteiras
Para o diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo Rodrigues, a viagem foi extremamente produtiva, com apresentação dos problemas que nos afligem na região e na fronteira, como a demora para passar pelas aduanas. “Alguns caminhões chegam a levar 12 dias para atravessar a fronteira”, frisou.
As lideranças paranaenses, segundo Irineo Rodrigues, também fizeram questão de destacar o avanço das obras da Ponte da Integração, mas ao mesmo tempo alertaram para a importância de acelerar as obras correlatas, como a Perimetral Leste. De acordo com ele, a expectativa agora é concretizar as soluções indicadas por ministros e técnicos do governo federal.
“A avicultura e a suinocultura estão crescendo muito e devem crescer 41% nos próximos seis meses. Logo, será necessária mais nutrição para animais. A nossa região, outrora autossuficiente em grãos, hoje precisa importar milho e soja do Paraguai para o desenvolvimento da pecuária”, completou.