Dentre as diversas atrações da 2ª Feira de Negócios da ACIFI, um estande vem despertando muito a atenção do público. Trata-se do Feirão do Imposto e o Impostômetro, que foi montado pelo Conselho Jovem Empreendedor (COJEFI), numa parceria com o Observatório Social. “Esse trabalho foi realmente muito bem feito e tem atraído o público”, observou a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn. Na noite de abertura, o presidente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Sotuyo, foi um dos que fez questão de conferir o estande.
“As pessoas, inclusive empresários habituados a conviver com a altíssima carga tributária brasileira, impressionam-se com o percentual de impostos embutidos em cada artigo exposto no feirão”, comentou a presidente da ACIFI.
O estande apresenta artigos que vão desde móveis, eletrodomésticos, roupas, confecções e até alimentos, consumidos rotineiramente pela população. Em cada produto há uma placa correspondente com o valor do custo do produto e o acréscimo (preço final) a partir do imposto incidente. A cachaça brasileira é uma das campeãs de impostos, acima de 80%.
“A ideia do Conselho Jovem Empreendedor, com o Feirão do Imposto e o Impostômetro, é demonstrar o valor líquido e a carga tributária em cada um desses produtos, sensibilizado o consumidor e induzindo-o a uma reflexão sobre os impostos arrecadados e a contrapartida que o estado dá à sociedade”, explicou o presidente do Cojefi, Igor Fuchshuber
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