Acordo prevê a execução da Gestão Coordenada de Fronteiras e fomento do comércio, turismo, produção, logística e capacitação. Fotos: Alex Adam/SEPL
Instrumento pioneiro, o Governo do Paraná e a ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) firmaram um termo de cooperação técnica para ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da região trinacional. A assinatura foi realizada nessa sexta-feira, 15, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID).
O documento foi formalizado pelo secretário de estado do Planejamento, Guto Silva, representando a gestão estadual, e o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo. A solenidade reuniu empresários, representantes da sociedade civil, vereadores e agentes públicos de níveis municipal e estadual.
O eixo da cooperação é a execução conjunta do sistema Gestão Integrada das Aduanas, que prevê três projetos-pilotos – um deles entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este – para dinamizar o fluxo aduaneiro e transfronteiriço. Essa proposta é discutida no âmbito da Receita Federal do Brasil e foi apresentada pela ACIFI ao novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.
A Gestão Integrada das Aduanas se amplia em ações para o aproveitamento do potencial econômico, social, cultural e de integração das Três Fronteiras. O objetivo é concentrar esforços técnicos, governamentais, acadêmicos e financeiros para o desenvolvimento sustentável e integrado da região de fronteira.
“Temos um plano muito bem definido, pela primeira vez, e uma parceria forte entre o Governo do Paraná e a ACIFI”, enfatizou Guto Silva, ao assinar o termo de cooperação. “Esse planejamento que formalizamos será trabalhado no dia a dia. Com ele, o governo estará ainda mais presente em Foz do Iguaçu e na região”, completou o secretário de Planejamento.
Já Danilo Vendruscolo destacou a importância da cooperação oficial, que estabelece a parceria na edificação da Gestão Coordenada de Fronteiras e ações indutoras nos segmentos conectados. As iniciativas serão para potencializar o comércio, turismo, produção, logística e capacitação, envolvendo universidades e pesquisa.
“Temos o dever de colocar Foz do Iguaçu no centro das políticas governamentais, para atrair investimentos e destravar gargalos”, disse. “Esse convênio tem tudo para nos levar a uma área trinacional mais fluida para o comércio e a logística, assim como para nossos turistas. Temos muito trabalho, mas muito a ganhar como região integrada”, finalizou Danilo.
Áreas de atuação
O termo de cooperação estabelece que a Secretaria de Estado do Planejamento e a ACIFI irão atuar para estimular o desenvolvimento, por meio de colaboração técnica e em câmara temáticas, nas seguintes áreas:
Aduanas: simplificar e agilizar os procedimentos aduaneiros, reduzindo os obstáculos ao comércio transfronteiriço e facilitando o fluxo de mercadorias entre os países.
Produção e comércio: identificar oportunidades para fomentar a produção conjunta, incentivar investimentos estratégicos e promover parcerias comerciais entre as empresas da região.
Integração multimodal: concentrar esforços na melhoria das infraestruturas de transporte, buscando conectar eficientemente os modos terrestre, aquaviário e aéreo, aumentando a conectividade regional e facilitando o escoamento de produtos.
Turismo: contribuir para promover a região de fronteira como um destino regional, nacional e internacional.
Academia e pesquisa: fortalecer a colaboração entre instituições acadêmicas e de pesquisa, fomentando o desenvolvimento de conhecimento, inovação e tecnologias para o crescimento da região.
Capacitação: criar programas de treinamento e capacitação para preparar a força de trabalho local para as demandas do desenvolvimento regional.
Clique aqui para acessar o termo de cooperação.