ACIFI destaca obras estruturantes que beneficiarão todos os segmentos da cidade; entidade agrega logística e inovação em suas ações para o próximo biênio.
É incrível a capacidade de superação dos moradores de Foz do Iguaçu. A cidade respira desenvolvimento em diferentes setores da economia por conta da união, garra e criatividade da sociedade iguaçuense, deixando no retrovisor os resquícios da pandemia da covid-19.
Ao comemorar 108 anos de emancipação política, Foz celebra investimentos milionários, demonstra sinergia e disposição ao trabalho para acelerar o crescimento no turismo, comércio, logística, transporte, comércio exterior, indústria, inovação, além de prestação de serviços como saúde e educação.
A cidade completa 108 anos após passar por vários ciclos econômicos desde a sua emancipação. Ao longo dos seus 70 anos de história, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu sempre acompanhou essas mudanças de perto e contribuiu com o desenvolvimento do município. Prova disso são os novos projetos da entidade (ver abaixo).
Vale frisar que a cidade festeja as grandes obras de infraestrutura financiadas em boa parte pela Itaipu Binacional, com apoio do governo estadual e da administração pública municipal. São projetos estruturantes que estão saindo do papel, como a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, cujas obras já estão 84% concluídas.
Uma boa notícia puxa outra. Na mesma toada temos a construção da Perimetral Leste, a já inaugurada ampliação da pista do Aeroporto Internacional Cataratas, o anúncio do avanço na licitação da duplicação da BR-469, bem como os estudos para a edificação do novo porto seco multimodal.
As obras estruturantes vêm acompanhadas de grandes investimentos da iniciativa privada, com novos empreendimentos, entre eles turísticos e logísticos. Esse fortalecimento da economia beneficiará todos os segmentos, passando pelo comércio, prestação de serviços, indústria e comércio exterior, tanto no centro quanto nos bairros de Foz do Iguaçu.
Sempre em defesa de todas as empresas iguaçuenses
Com uma sede moderna e ampla, a ACIFI está pronta para os desafios da centenária Foz do Iguaçu. Hoje somos uma das mais importantes instituições do Paraná e do Brasil. A entidade promove e representa os interesses da comunidade empresarial, com ênfase no fortalecimento do associado, contribuindo para a evolução sustentável da nossa cidade.
O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e o presidente do Conselho Superior, Rodiney Alamini, afirmam que a defesa dos associados vem em primeiro lugar porque representar os interesses deles significa defender Foz do Iguaçu e a região trinacional. “Temos o compromisso de melhorar ainda mais, unidos e ouvindo todos os associados e o empresariado em geral, do menor ao maior, do centro e dos bairros”, ressalta Vendruscolo.
O presidente da ACIFI é enfático ao dizer que “Foz não é uma cidade de fronteira, e sim uma cidade de integração entre as inúmeras culturas. Uma integração entre Brasil e Paraguai, unidos pela Itaipu Binacional; uma integração entre Brasil e Argentina, unidos pelas Cataratas do Iguaçu”, exemplifica.
Para Rodiney Alamini, a gestão colegiada, composta por 80 dirigentes, dará apoio à efetivação de novas conquistas, a começar pela implantação do Centro de Inovação e promoção de um workshop em parceria com o Sebrae para identificar melhor as atuais demandas das empresas.
Da logística à inovação
Entre as novas ações da ACIFI está o FILMS (Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável), cuja primeira edição aconteceu de 11 a 14 de maio e teve o propósito de debater a intermodalidade na Região Trinacional do Iguassu Ampliada (Brasil, Chile, Paraguai e Argentina) e discutir a visão do hub multimodal como uma potencial solução para as dificuldades de logística que o Cone Sul apresenta.
Além disso, atualmente está sendo formatado o Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI, um espaço que reunirá empresários e pesquisadores na busca por novos modelos de negócio e na compreensão da experiência do consumidor. A ideia é conectar ideias em potencial de profissionais e empresas ao mundo das inovações.
Com atuação no varejo (comércio), logística, agronegócio e saúde, o Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI tem parceria do PTI, visando a construir uma base sólida na consolidação do eixo da inovação com o braço forte na geração de empregos, recursos e posicionamento nacional neste mundo digital.