Leia a opinião do presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, sobre as perspectivas e desafios para o próximo ano.
Danilo Vendruscolo | OPINIÃO
O ano de 2025 bate à porta em um cenário de mudanças no ambiente político-institucional de Foz do Iguaçu, com uma nova administração municipal e o início da 19.ª legislatura da Câmara de Vereadores. Para o período, ainda estão programadas importantes entregas, que são as obras estruturantes em andamento, de impacto em toda a região trinacional.
Agir sobre o agora para aproveitar as oportunidades e responder aos desafios do momento, efetivando, na mesma toada, a agenda de médio e longo prazo a partir de um planejamento qualificado. Esse é o papel que recai à sociedade civil, setor empresarial e poder público, mediante trabalho conjunto e diálogo incessante.
As principais pautas estão postas e há grande convergência, já que as demandas, transversais, vêm sendo alinhadas de modo construtivo nos espaços de participação e decisão que reúnem à mesma mesa as instituições representativas da comunidade e dos governos. É dizer: a hora é de união, ação e trabalho.
Para edificar o percurso, é necessário conhecer o ponto de partida. Como contribuição, a ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) contratou o projeto Foz em Números, uma coletânea de dados e indicadores socioeconômicos que permite acessar, comparar, analisar e prever. Ferramenta que será compartilhada com os órgãos da prefeitura, entidades-irmãs e toda a sociedade.
A chegada do novo ano requer balanços. No destaque, os bons resultados do comércio em 2024, apesar dos obstáculos que precisaram ser contornados pelos empreendedores iguaçuenses. A expectativa é a de que dezembro termine com aumento das vendas próximo a dois dígitos no setor responsável por um a cada três empregos gerados em Foz do Iguaçu.
A ACIFI e parceiros realizam a maior campanha promocional de Natal e fim de ano para fomentar o comércio e os serviços, com uma grande gama de prêmios e forte presença na mídia local e regional, além da divulgação orgânica feita pelas empresas. Os indicadores iniciais já mostram meio milhão de cupons cadastrados, o que faz visualizar o alcance da campanha.
A inovação está consolidada como fator de crescimento e ganho de competitividade para as empresas, e de diversificação da economia. O Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI (exoHub CITA) ampliou o número de empresas e descortina novos projetos. O Iguassu Agro Ventures, aposta da ACIFI na área de inovação e investimentos, é case para o país. Na logística, a Gestão Coordenada de Fronteiras foi alçada à pauta do Parlamento do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Foz do Iguaçu não é uma ilha, de modo que a conjuntura estadual e nacional permanecerá sendo olhada com atenção. Esse monitoramento é necessário para que as forças indutoras do desenvolvimento de Foz do Iguaçu possam mensurar e atuar, de modo adequado, para garantir os interesses da cidade, em integração com a região trinacional.
Que a ousadia e o otimismo – que formam o estado de espírito de quem empreende – transbordem e inspirem a esplêndida massa de ideias, saber, criatividade e capacidade realizadora presente em nossa cidade! Com a chegada de 2025, é tempo de olhar para frente.
*Danilo Vendruscolo é economista e empresário, presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu)