Lideranças empresariais e públicas participaram de encontro com o chefe da Casa Civil no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional.
Lideranças da iniciativa privada e do poder público de Foz do Iguaçu reuniram-se hoje (22) com o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri, para apresentação das demandas do setor produtivo local ao Palácio Iguaçu.
Promovido no CID (Centro Integrado de Desenvolvimento Regional), o evento teve recepção do presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Faisal Ismail. O encontro contou com participação do prefeito Chico Brasileiro, do presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, além de representantes de entidades de classe.
“Falar de retomada econômica neste momento de pandemia é complexo. O enfrentamento ao covid-19 envolve três áreas: saúde, economia e social. Precisamos construir soluções conjuntas e colaborativas e avançar na vacinação”, disse Guto Silva ao referir-se a medidas para evitar novas ações restritivas às atividades econômicas.
Conforme ele, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também tem ampliado investimentos, lançado pacotes econômicos para ativar a economia regionalmente, bem como facilitado acesso a novas linhas de crédito. “Com vacinação, vamos passar a tempestade para que, no segundo semestre, com muito vigor, a gente consiga acelerar”, afirmou.
Pleitos – Durante o encontro, as lideranças enalteceram as recentes obras estruturantes. Por outro lado, lembraram que o município é o mais afetado pela pandemia em todo o Paraná. Pelo turismo, os principais pleitos apresentados foram financiamento com juros subsidiados, apoio aos guias e trabalhadores do transporte, intensificação do marketing do destino e tratamento distinto a Foz nos decretos estaduais.
Já o presidente da ACIFI ressaltou que a pandemia “tem impacto violento” na economia da cidade. “Solicitamos ao governador que trate o turismo como atividade essencial, bem como analise os pedidos de apoio ao comércio, ao setor empresarial e às políticas públicas em inovação na fronteira.”
Também participaram do evento o presidente e o secretário do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Felipe Gonzalez e Rodiney Alamini; o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Yuri Benites; além do vice-prefeito de Foz, Francisco Sampaio, vereadores, secretários municipais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde.