O vírus da criatividade na arte de comunicar contagiou profissionais e acadêmicos na primeira edição do Festival Iguassu de Comunicação, realizado no último fim de semana. O evento trouxe expoentes de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro para troca de experiências através de palestras, workshops e premiações.
O resultado foi um congraçamento único na cidade, com imersão no mundo da criatividade na noite de sexta-feira e um sábado inteiro de integração, no Iguassu Boulevard. O evento uniu mais de 300 profissionais de agências de publicidade, produtoras de vídeo, veículos de imprensa, jornalistas e gráficos, bem como comunicadores independentes.
O diretor de criação da C+A (Rio de Janeiro), Roberto Sá Filho, foi um dos convidados. Ele afirmou que eventos como FIC têm grande relevância porque o intercâmbio mostra para as pessoas que os problemas são mesmos em todas as cidades, porém em embalagens diferentes. “As pessoas querem conhecer soluções novas”, disse o professor de Criação da ESPM-RJ e colunista do site Mercadonautas.
Na opinião de Valesca Ferreira, diretora de arte da Agência Imagística, de Foz do Iguaçu, o evento foi “muito bom” porque causou um momento para as pessoas se conheceram, integrarem network e trocarem experiências. “Estivemos juntos em torno de uma ideia que a gente ama e quer fazer acontecer cada vez mais aqui em Foz”, disse.
Para o diretor de Arte da Lew’Lara\TBWA, de São Paulo, Digo Souto, outra grande contribuição é o anuário onde serão publicadas todas as peças inscritas no festival. “A inscrição dos trabalhos, que começou tímida, aumentará nos próximos anos. Esse primeiro anuário será um documento de referência para marcar a evolução do mercado”, analisou.
Sucesso – As palavras do coordenador do Núcleo de Comunicação da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), José Paulo Costa, o Zepa, retratam bem o sentimento dos participantes. “O FIC nasceu com os segmentos unificados, com todas as áreas interagindo e conversando. Agora a criança precisa ser cuidada. Vida longa ao FIC”, afirmou.
Para o vice-coordenador do Núcleo de Comunicação, Luciano Tita, a primeira edição do evento surpreendeu pelo número de participantes, pelas empresas que patrocinaram e apoiaram o projeto, bem como aquelas que expuseram seus produtos nos estandes. “Fomos surpreendidos e tenho certeza que as próximas edições serão ainda melhores”, resumiu.
Já o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, parabenizou a iniciativa dos organizadores do evento que conseguiram trazer informação e formação para todo o setor através da boa vontade e da união do capital humano. “Tudo isso de forma de voluntária, deixando os seus negócios e as horas de lazer para proporcionar mais conhecimento para todos”, elogiou.
O evento – O 1º Festival Iguassu de Comunicação é uma realização do Núcleo de Comunicação da ACIFI, em parceria com o diretor de Arte da Lew’Lara\TBWA, de São Paulo, Digo Souto. Conta com apoio da ACIFI, Uniamérica, Iguassu Boulevard, Associação dos Profissionais de Propaganda, RICTV – Record e Jovem Pan.
E tem como patrocinadores Hotel Panorama, Rede Outdoor, Dona Jurema Propaganda, Panorama Materiais de Construção, Balaio de Pão, Pacová, ICVB, H2FOZ, Rádio Cidade, 100 Fronteiras, Vídeo UP, Vision Art, Athenna Design, Rede Massa, Seven Comunica, Zepa Cine Vídeo, Loumar Turismo, Click Foz, Max Supermercado, Vida Interessante, Stand e Marcelo Penayo.
► PRÊMIO QUATI
1º Festival Iguassu de Comunicação
Categoria Filme
Grande Prêmio: Agência Elementar (Construtora Bastian e Lora)
Ouro: Agência Elementar (Dumont Burger)
Prata: Dona Jurema (Charme)
Prata: Dona Jurema (Acquamania)
Prata: AAZ Comunicação (Construtora JN)
Prata: AAZ Comunicação (Casa das Tintas)
Bronze: Seven Comunica (Frimesa)
Bronze: Seven Comunica (Ninfa)
Bronze: Imagística (Arte Tintas)
Categoria Mídia Exterior + Guerrilha
Ouro: Dona Jurema: Acquamania
Bronze: Dona Jurema: Acquamania
Categoria Material Promocional + Design
Grande Prêmio: Enjoy Publicidade (Pet Shop)
Prata: Seven Comunica (Frimesa)
Bronze: Olé Comunicação (Hotel Continental INN)
Bronze: Olé Comunicação (Peugeot)
Categoria Digital
Bronze: Athena Design (Check In)
Responsabilidade Social
Prata: Jump Comunicação – NotAnimals
Categoria Imprensa
Ouro: Jump Comunicação (Gráfica Regente)
Categoria Estudantes
Prata: Rafael Peres
Observação: O critério de julgamento entre os 5 jurados era que para peça ser ouro, prata ou bronze pelo menos 3 jurados deveriam concordar (por isso existem variações nas categorias). Já para a peça ser “grande prêmio” deveria ser unanimidade.