Conectar empresários e gerar negócios. Estes são os objetivos do Encontro dos Núcleos do Programa Empreender da ACIFI, que será realizado no dia 13 de setembro. Com o tema “Nucleado Fortalece Nucleado”, o evento aproximará empreendedores e gestores dos 12 núcleos setoriais e territoriais da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu.
Com esse mesmo propósito, estarão conectados os empresários dos núcleos de Comunicação, Coaching, Distrito Industrial, Eletricistas, Imobiliárias, Indústrias de Confecções, Jovem Empreendedor, Livrarias e Sebos, Metalúrgicas, Mulher Empresária e Executiva, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação.
O encontro, que tem patrocínio do Sicoob e apoio da ACIFI e do Sebrae, acontecerá no Centro de Capacitação do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares). Seu amplo auditório principal abrigará todas as atividades, inclusive as bancadas de cada núcleo onde serão expostos os materiais de divulgação das empresas.
Inicialmente o mediador o apresentará o formato do encontro. Depois será realizada uma breve palestra sobre a importância do networking para geração de negócios. Em seguida, o facilitador, sempre plugado à “rádio feira”, iniciará a dinâmica para estimular a troca de conhecimento, divulgação das empresas e interação entre as pessoas.
Unir ainda mais e gerar negócios
A proposta surgiu no Núcleo de Comunicação, por meio da ação “Integração para Negócios” e com o lema “Nucleado Fortalece Nucleado”, que visa a conhecer e realizar a apresentação entre os núcleos. Após debater a ideia entre si, os comunicadores a expuseram ao Conselho da Mulher Empresária e Executiva, que abraçou a iniciativa.
Como as mulheres também tinham pensado algo parecido tempos atrás, ambos juntaram forças para levar o projeto adiante. Não demorou muito para envolver todos os núcleos em torno da mesma ideia.
Para tornar a ação ainda mais profissional, os nucleados, em conjunto com o consultor Francisco Namiuchi, buscaram apoio do Sebrae Paraná. “É uma somatória de força e conhecimento, afinal o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem experiência neste tipo de evento e é reconhecido pelo sucesso das suas rodadas de negócios”, conta Namiuchi.
Inspirados na metodologia do Sebrae–PR, os empresários criaram esse formato próprio para o encontro, tendo como diferencial a programação voltada para integração e geração de negócios. “A expectativa é grande, pois é uma iniciativa que nasceu dos empresários”, afirma o coordenador do Empreender, Rudney Lopes, frisando a importância entre diferentes instituições em torno da promoção.