Mais de 100 empresários e dirigentes de classe participaram da reunião da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) realizada no sábado, 23, em Foz do Iguaçu. O encontro foi realizado Bella Italia Hotel & Eventos.
O presidente da Caciopar, Sérgio Antonio Marcucci, destacou que o evento teve como objetivo fazer um intercâmbio de produtos, serviços e ferramentas dos municípios que integram a coordenadoria. “Estamos fazendo jus a nossa vocação de associativista e cooperativista”, disse.
Em sua fala como anfitrião, o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira, analisou o cenário econômico do Brasil. Ele afirmou que o País está livre da escassez de matéria-prima e mantém a produção, porém enfrenta uma crise de confiança da população motivada pela crise institucional dos governos.
“O Oeste do Paraná vive um momento extraordinário. Não conheço quem trabalha com sincronismo como a nossa região, institucionalizando o associativismo e o cooperativismo. Nada vem de graça. Esse trabalho integrado entre iniciativa privada e poder público vai colocar o Oeste paranaense a frente de todas outras regiões”, afirmou.
Assuntos – A pauta do encontro foi diversificada. A coordenadora do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, Cristina Lizzoni, explicou como se forma um observatório, quais são os requisitos e documentação necessária. O coordenador do Observatório Social de Foz, Wagner Dantas, complementou o tema apresentando resultados obtidos no município.
O presidente do Oeste em desenvolvimento, Mário César Costenaro, apresentou o histórico das ações do programa. Já o presidente do Codefoz, Roni Temp, por sua vez, apresentou a trajetória, conquistas e desafios do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.
O assessor técnico do Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), Adriano Strassburger, expôs os indicadores de gestão pública da região da Caciopar. Por fim, o coordenador de Ciência e Tecnologia da Caciopar, Jaime Nascimento, apresentou a enquete realizada nas Aces da Caciopar sem observatórios sociais e conselhos de desenvolvimento.
A mesa de autoridades do evento também contou com a presença da vice-prefeita de Foz, Ivone Barofaldi; do presidente da Câmara de Vereadores de Foz, Fernando Duso; do gerente regional Oeste no SEBRAE-PR, Orestes Hotz; além do presidente da FACIAP, Guido Bresolin Jr.
Saiba mais – A Caciopar é a mais antiga entre as coordenadorias atualmente integradas à Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná) A coordenadoria conta atualmente com 47 associações comerciais e empresariais filiadas, representando mais de 11 mil sócios.