Excelente em representatividade e na qualidade das propostas. Assim foi o encontro “Você faz a ACIFI” realizado na Vila Portes, nesta terça-feira, 2, na Paróquia Bom Jesus do Migrante. Empresários e as empresárias do polo econômico apresentaram suas propostas para impulsionar o desenvolvimento dos empreendimentos e dos bairros.
Proprietário da Casa Vitória, Laudelino Antônio Pacagnan, destacou a importância de a ACIFI usar o seu peso para levar reivindicações ao poder público. “É preciso encaminhar cobrar da prefeitura a construção, por exemplo, de um centro de educação infantil no bairro, bem como a limpeza de ruas e calçadas que estão tomadas pelo mato”, afirmou.
Há 29 anos na Vila Portes, Maria Della, da Della Preve Distribuidora, salientou que cada empresário deve cuidar do bairro onde trabalha, seja das vitrines, da limpeza de calçadas e do descarte de resíduos. “Temos uma fronteira maravilhosa, que tem uma avenida como a Beira Rio e a Ponte da Amizade, que atraem milhares de turistas”, comentou.
Dentro dessa linha, o empresário David Carvalho, da QC Modas, por sua vez, propôs a integração da Vila Portes com o grande movimento de turistas na cidade. “A ideia é conquistar melhorias na infraestrutura, segurança, iluminação e identidade visual para depois fazer parcerias com os atrativos turísticos e demais setores do turismo”, ponderou.
Segurança – Sócio da Vagner Comércio de Ferros, o empresário Vagner de Almeida, por sua vez, pediu melhorias na sinalização da Vila Portes e mais fiscalização na carga e descarga de mercadorias em estabelecimentos comerciais, que acabam prejudicando a visão e segurança de motoristas e pedestres.
A empresária Mariza Pasquale Mayer, proprietária da Mayers Especiarias, frisou que é preciso reforçar a segurança no bairro, que tem “comércio bonito e forte”. “É preciso reforçar a segurança no terminal de transporte porque ao entardecer é perigoso pegar ônibus. Os funcionários saem mais cedo do trabalho ou vão até a JK para pegar o coletivo”, disse.
Capacitação – O comerciante Ismail Magrão propôs que ACIFI promova treinamentos para gestores, vendedores, caixas, gerentes, etc. Também indicou a necessidade de promover de workshop para embelezamento de fachadas e vitrines. “Esse é um papel muito importante da entidade, que também deve cobrar presença do poder público aqui”, frisou.
Mercado Municipal – Já o diretor-presidente da ADEOP (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo-Oeste do Paraná), Elsidio Emílio Cavalcante, aproveitou a presença dos empresários do bairro para saber a opinião dos colegas quanto ao projeto de construção do mercado municipal na área do DRM (Departamento de Serviços e Manutenção). “É um projeto importante que pode desenvolver a região”, afirmou.
ACIFI – Ao fim do encontro, o presidente da ACIFI, Leandro Teixeira Costa, agradeceu a disposição dos empresários para somar força e lutar pelo desenvolvimento dos negócios e do município. Costa também respondeu as questões e apresentou os serviços e ações da entidade que podem colaborar com os empresários da Vila Portes, como capacitação, núcleos setoriais e ACIFI Integração.
“É um bate papo para colher as ideias e propostas. Vamos correr os outros bairros e reunir as reivindicações. Numa segunda etapa vamos retornar aos bairros e apresentar o plano de ação”, salientou o presidente da ACIFI, reforçando que a próxima etapa da ação é nesta quinta-feira, às 18h30, na Vila A (Restaurante Barracão).
Você faz a ACIFI – Próxima etapa
Data: 4/8 (quinta-feira)
Horário: 18h30,
Local: Vila A – Restaurante Barracão