A marcação de horário na Justiça Eleitoral diminui tempo de espera na fila
Passados mais de dois meses desde o início da biometria, só nas duas últimas semanas é que a procura pelo recadastramento tem aumentado na Justiça Eleitoral em Foz do Iguaçu. A cidade adotará o sistema biométrico nas próximas eleições municipais que serão realizadas em outubro. Para evitar filas o Tribunal Regional Eleitoral passou a contar com o apoio da Associação Comercial e Empresarial no agendamento. Os eleitores que não têm computador ou não têm acesso à internet podem dar início ao processo na sede da ACIFI – na Rua Padre Montoya, 490/Centro – e marcar o dia e horário para irem ao Fórum Eleitoral fazer o recadastramento o quanto antes.
“Nossa parceria é no sentido de colaborar com essa ação do TRE e prestar mais um serviço para o associado e para a população de Foz”, destacou o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira. Para facilitar o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, a equipe da ACIFI também está pronta para informar os eleitores sobre a documentação necessária.
Todos os eleitores da comarca de Foz do Iguaçu precisam comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até 31 de março para fazer o recadastramento. “Estamos realizando o processo de revisão do eleitorado com a coleta de dados biométricos, procedimento que permitirá o reconhecimento do eleitor por impressão digital e foto, dificultando fraudes”, explicou Geraldo Dutra de Andrade Neto, juiz diretor do Fórum Eleitoral. É necessário cadastrar a impressão digital, tirar fotografia digital e atualizar o cadastro. É preciso levar o título de eleitor, comprovante de residência e documento com foto. Para agilizar o processo, o eleitor pode dar andamento ao processo pela internet. Basta a acessar o site www.tre-pr.jus.br
Serviço: Recadastramento biométrico
Horário: das 9 às 18h, de segunda a sexta-feira – o agendamento no site www.tre-pr.jus.br evita filas.
Documentos necessários: documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho).
Apresentar comprovante de endereço atual (com data de no máximo três meses) em seu nome, do seus pais, filhos ou de seu cônjuge, mediante comprovação do vínculo de parentesco como certidão de casamento ou de nascimento dos filhos.
Caso o endereço esteja em nome de terceiros, pode comprovar vínculo de trabalho (carteira assinada ou holerite de pagamento atual). Ou ainda, vínculo estudantil, com certidão escolar.
Todos os documentos devem ser originais, não serão retidos e é desnecessário levar cópias.
Prazo: o recadastramento vai até o dia 31 de março de 2016. O eleitor que deixar de comparecer terá o seu título cancelado.