A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu recebeu a visita do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, com sede em São Paulo, nesta quinta-feira, 15. Durante quase duas horas, o cônsul para assuntos políticos, Jesse Levinson, conversou com a diretoria da ACIFI com objetivo de conhecer a entidade e os projetos estruturais da cidade.
O encontrou contou com a participação do presidente João Batista de Oliveira; da primeira vice-Presidente, Celia Neto Pereira da Rosa; do diretor de Prestação de Serviços, Phelipe Mansur; do diretor de Comércio Exterior, Mario Alberto de Camargo; além do diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Mohamad Ibrahim Barakat.
Jesse Levinson conheceu um pouco da história da ACIFI, entidade de 64 anos que busca promover e representar os interesses da comunidade empresarial, com ênfase no fortalecimento do associado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Foz. “Destacamos também o papel político da entidade para a região trinacional”, frisou Batista.
Durante a reunião, o norte-americano assistiu a uma breve apresentação sobre o Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu). Jesse Levinson recebeu um material com informações sobre a cidade, incluindo estudos, projetos, pesquisas, livros e revistas da ACIFI. O acervo inclui a defesa do aumento da cota de compras de US$ 300 para US$ 500 e o projeto Beira-Foz.
O norte-americano avaliou a reunião como uma oportunidade de ter acesso a uma introdução à economia iguaçuense, cuja vocação está no turismo e logística. Ele também demonstrou interesse no polo de saúde e educacional, bem como prestação de serviços. “Podemos facilitar o diálogo entre as empresas dos EUA e de Foz. Em São Paulo, as parcerias acontecem principalmente na saúde”, disse o cônsul.
Em sua opinião, o “trabalho da ACIFI é muito importante na mudança de imagem que o exterior tem da cidade de Foz. Eu mesmo farei força para mudar a impressão dos meus pares sobre a cidade de Foz do Iguaçu, depois de tudo que vi aqui”.
A passagem de Jesse Levinson por Foz do Iguaçu durou três dias (de quarta-feira a sexta-feira). Em sua passagem pelo município, o cônsul manteve ainda conversas com a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; com vereadores, integrantes das forças de segurança, representantes da comunidade árabe, entre outras lideranças.