Programa lançado pelo Sebrae/PR e parceiros, nesta semana, coloca em prática ações que garantem vantagens aos pequenos negócios em processos de compras públicas
Foi lançado nesta semana, o Programa Compra Foz do Iguaçu, que visa estimular a participação de micro e pequenas empresas em processos de licitação e compras públicas e governamentais. O Programa é uma realização do Sebrae/PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) com apoio de várias entidades, entre elas a ACIFI, Sescap, Sincofoz, Sindhotéis e Parque Tecnológico Itaipu.
A ação faz parte do Programa Compra Paraná, criado com o objetivo de colocar em prática, no Estado, um dos capítulos previstos no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também chamado de Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata sobre facilidades de acesso ao mercado para os pequenos negócios. Além de Foz, outras 13 cidades também são contempladas com ações do Programa.
Nessa fase inicial, o Programa propõe identificar, por meio de pesquisa com entidades compradoras e empresas fornecedoras, o potencial das compras públicas no município. A partir dos resultados, ofertará capacitações tanto para preparar empresas a aderirem aos processos licitatórios, quanto para as entidades compradoras aplicarem as vantagens asseguradas por lei às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. O Programa prevê a implantação de um escritório que irá acompanhar as concorrências lançadas e centralizar as ações de capacitação.
(Imprensa Sebrae/PR)