Chefiar a casa, ter tempo para os filhos e ainda conciliar a vida financeira através do próprio negócio não são tarefas fáceis. Para ajudar a organizar sonhos, necessidades e transformá-los em planos, o Núcleo de Coaches de Foz do Iguaçu (Nucofi) está promovendo um treinamento com cerca de 70 mulheres, coordenadoras e vice-coordenadoras de 50 clubes de mães.
O primeiro encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (4) no SESC e outros cinco já estão programados para acontecer quinzenalmente na Fundação Cultural. O principal objetivo, conforme explicou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo Lima é trabalhar a autoestima, o empoderamento feminino e estimular o poder de decisão. “Essas mulheres dedicam parte de suas vidas aos filhos, as suas casas e ao trabalho, e muitas vezes acabam esquecendo delas mesmas. O intuito dessa parceria que fizemos com o Nucofi é justamete despertar nessas mulheres a autonomia, a confiança, ajudar elas a organizarem suas vidas”, explicou Rosa.
Presidente do Núcleo, Stela Centurion afirma que o processo de transformação pessoal requer tempo e alinhamento de ideias. “O coaching é uma ferramenta muito nova no Brasil, surgiu há cerca de 25 anos. É uma ferramenta de alta performance e requer um processo para a transformação pessoal”, explicou.
Durante os encontros, com duração de duas horas, serão tratados temas como o autoconhecimento, responsabilidades, perdão, liderança, mindset e sonhos. “Ao final, essas mulheres sentirão os reflexos na família, no trabalho, e terão com elas um leque de possibilidades, seja dentro do campo de trabalho ou até em uma nova área profissional”, afirmou Stela.
Social
O Núcleo de Coaching foi criado em 2016 dentro do Programa Empreender da ACIFI para atender às novas demandas vindas de micros, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e microempreendedores individuais de Foz do Iguaçu. Essa é a primeira vez que o grupo atende um projeto social. “Havia um desejo muito grande de fazer algo relevante para a nossa comunidade e estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Secretaria de Direitos Humanos” ressaltou a presidente do Nucofi.
Clubes de Mães
O município conta hoje com 52 clubes de mães em todas as regiões da cidade. Eles atendem em média 1.500 mulheres, que frequentemente participam de cursos de capacitação ofertados pela Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.
A parceria com a Secretaria também permitiu a inauguração da primeira loja de artesanatos dos clubes de mães, em setembro do ano passado, no TTU. No local, são comercializados produtos confeccionados por 10 clubes de mães da cidade, como toalhas, tapetes em crochês, pintura em tela, panos de prato bordados, sabonetes artesanais, biscuits, caixinhas personalizadas, entre outros. Toda a renda arrecadada com a venda dos produtos é destinada aos clubes, que não pagam aluguel, apenas a água e a luz do espaço.
Cronograma
Os próximos encontros serão nos dias 18/07, 01/08, 15/08, 29/08 e 12/09. O encerramento oficial, com a entrega de certificados acontecerá no dia 27 de setembro, em local a ser definido.
Fonte: Agência Municipal de Notícias