Quer aproveitar os benefícios da tecnologia a favor do seu negócio e também como pessoa física, poupando tempo e dinheiro? A dica é solicitar o Certificado Digital, uma ferramenta cada vez mais difundida no mercado. A autenticação por meio de certificado digital, que é uma identidade eletrônica para pessoa física ou jurídica, equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual. O Certificado Digital é uma versão eletrônica de todos os documentos da empresa ou pessoa, que a identifica e a representa na internet.
Certificado Digital no dia a dia
O emprego da assinatura digital assegura processos menos burocráticos, feitos de modo digital, proporciona agilidade e praticidade na execução das tarefas. É a garantia de formalização de negócios a longa distância, via internet, de forma segura, e também proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados.
Além do grande benefício da assinatura de múltiplos documentos que pode ser feita de qualquer lugar, o certificado digital possui validade jurídica, garante autenticidade em termos de autoria, sigilo, controle sobre as informações e economia de tempo e dinheiro. Isso porque acaba com a necessidade de deslocamento aos cartórios e espera por atendimento, também não há gastos com impressões e pagamentos de serviços de autenticação, entre outros. É uma ferramenta que torna possível à pessoa jurídica ou física resolver questões com repartições e órgãos públicos e privados, de qualquer lugar.
Certificado Digital Pessoa Jurídica (e-CNPJ)
Para se relacionarem com os órgãos públicos e também privados, a maioria das empresas precisa ter o certificado digital para agilizar e desburocratizar processos de forma segura. Podemos destacar a utilização do e-Social , declaração de imposto de renda, sistema de recolhimento do FGTS, informações à Previdência Social e Cadastro geral de Empregados e desempregados, emissão de nota fiscal eletrônica, utilização no e- CAC serviços no portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, e ainda realização de compromissos fiscais por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), autenticação de site e comércio eletrônico.
Certificado Digital Pessoa Física (e-CPF)
O titular é a própria pessoa. Você sendo pessoa física e tendo o certificado digital faz com que a assinatura tenha validade jurídica. Os documentos são assinados sem a necessidade de impressão ou reconhecimento de firma em cartório. A certificação digital também é bastante vantajosa para profissionais de várias categorias que podem comprovar a identidade e realizar atividades a distância usando certificados digitais específicos nas áreas de saúde, direito, contabilidade, entre outros.
https://www.youtube.com/watch?v=SNw9Fysskcs&t=1s
Principais usos do Certificado Digital
Tanto a pessoa jurídica como física têm à disposição um grande número de serviços realizáveis por meio da certificação. Além de assinar e enviar documentos pela internet, é possível por meio da assinatura digital fazer:
-Transações bancárias
-Enviar as declarações da empresa
-Enviar dados previdenciários e trabalhistas a órgãos do governo
-Abrir novas empresas
-Declarar impostos
-Fazer login em ambientes seguros
-Assinar NF-e
-Acessar o Portal da Receita Federal e-CAC
-Habilitar a e-CNH em seu celular
-Participar de Leilões eletrônicos
-Criar procurações eletrônicas
-Escriturações contábeis e fiscais acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais)
-Fiscalizar e registrar os serviços de transporte de carga entre duas empresas
-Entre outros serviços
Tipos de Certificado Digital
O certificado digital comprova a identidade de uma pessoa ou empresa utilizando um par de chaves criptográficas, uma privada e outra pública, que nunca se repete e é praticamente inviolável. A chave privada serve para criptografar dados que atestam a identidade sobre a pessoa ou empresa, para acessar um sistema ou assinar um documento. A chave pública é usada para decodificar o que foi criptografado usando a chave privada criada junto com ela. Uma não consegue ser decodificada sem que haja a combinação com a outra.
Existem duas categorias de certificado digital: o tipo mais usado é o A, principalmente o A1 e o A3. A principal diferença entre eles é a forma como as chaves criptográficas são geradas e armazenadas. O primeiro é mais simples e tem validade de 1 ano. Já o A3, tem tecnologia mais avançada e pode permanecer ativo por 1, 2 ou até 3 anos.
Certificado A1
Os dados são registrados no computador do portador. A chave privada é armazenada no computador e deve ser protegida com uma senha, individual e sigilosa. A chave pública é enviada para a autoridade certificadora que emite esse instrumento. O Certificado A1 é indicado para empresas que movimentam grande volume de documentos fiscais e eletrônicos.
Certificados A3
O certificado A3 é equivalente em padrão com o A1, a diferença está na geração do par de chaves, que ocorre em uma mídia de armazenamento predeterminada, que pode ser um token, pendrive ou smartcards. Essas mídias geram códigos “aleatórios”, mantendo a segurança dos dados. A chave pública também é mandada para a autoridade certificadora, e a privada armazenará as informações no cartão ou token, que são protegidas por senha. A vantagem é que essa chave pode ser levada pelo portador podendo ser usada em diferentes locais. Para funcionar o certificado precisa estar conectado ao computador que será utilizado.
Valor do Certificado Digital
O custo varia de acordo com a maneira escolhida para adquirir o certificado digital. Os fatores que mais afetam o valor são o tipo da certificação, prazo de validade e as necessidades e especificidades do empreendedor.
Como adquirir o Certificado Digital
A compra ou renovação deve ser feita em uma autoridade certificadora, que nesse caso se encontra na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu – ACIFI, que oferece o melhor custo- benefício e descontos exclusivos para associados na adesão do certificado digital. O atendimento é feito de forma on-line ou presencial. O primeiro passo é escolher o tipo de certificado digital que mais se adequa a você ou sua empresa. Após a confirmação do pagamento, é feita a validação da certificação que pode ocorrer em até 20 minutos.