A ACIFI, a Caciopar e associações comerciais do Oeste do Paraná vêm a público repudiar qualquer atitude ou medida que fira o constitucional direito à liberdade e ao direito à livre expressão.
A liberdade é uma das mais fundamentais conquistas da civilização ao longo de sua existência. O direito à livre expressão está presente, com destaque e o devido valor, nas cartas magnas de todos os países que se dizem democráticos.
O Brasil é um país livre e democrático, como assegura e afirma a Constituição de 1988. Não há em lugar algum, em nenhum artigo dos mais diferentes códigos, a caracterização de crime de opinião. No entanto, o que se vê no País ultimamente são jornalistas e políticos, principalmente, ameaçados, presos e forçados a se calar por dizer o que pensam.
Nesta semana, a perseguição a quem usa do seu direito à liberdade e à livre expressão atingiu um novo e preocupante patamar. Por ordem de um ministro do Supremo Tribunal Federal, empresários, grandes geradores de empregos e de divisas em várias regiões do território nacional, tiveram a sua privacidade vasculhada de forma injusta e incompreensível.
Em nome de princípios de uma suposta democracia, muito diferente daquela que a grande maioria dos brasileiros entendem como a correta, o STF tem ultrapassado limites e promovido operações de maneira arbitrária e inconstitucional. A ação desencadeada pelo Supremo, com a colaboração de alguns membros da Polícia Federal, deixa a todos ainda mais apreensivos sobre o futuro do Brasil e das próximas gerações.
Por mais que ministros falem sobre os pais fundadores da América e se utilizem da liberdade e da democracia na tentativa de justificar suas atitudes, é perceptível que o STF está inclinado a agir e a decidir baseado em motivações ideológicas. Grandes pensadores já disseram, e essa frase jamais foi tão empregada com tanta propriedade no Brasil como agora que a tirania das cortes superiores do Judiciário é a pior que existe, porque dela não há a quem recorrer.
Diante de fatos de supressão da liberdade tão lamentáveis como os que têm ocorrido, a ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) e associações comerciais do Oeste do Paraná vêm a público repudiar qualquer atitude ou medida que fira o constitucional direito à liberdade e ao direito à livre expressão. O Brasil, um dos maiores e mais pujantes países do mundo, precisa trabalhar para alimentar seu povo e ajudar a alimentar o mundo. E contar com liberdade de ações, pensamentos e atitudes é fundamental para a construção de um país justo, próspero e de oportunidades.
É imprescindível, neste e em qualquer momento, que se diga com firmeza e convicção que opinião não é crime.