Parceria entre shopping e entidades de Foz do Iguaçu resultará em ações para mobilizar e premiar alunos de escolas municipais
O Cataratas JL Shopping em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI), Programa Municipal de Educação Fiscal e o Rotaract Club M’Boicy estão planejando ações de conscientização com a finalidade de melhorar a qualidade do voto nas eleições de outubro. Além do caráter apartidário, esse movimento pretende promover atividades que contribuam para a cidadania e despertar na população o desejo de mudança na qualidade da representação política. A ideia de fundo é que há a necessidade de se desenvolver uma cultura de cidadania, o que só é possível por meio de informação e de ações educativas.
Uma das ações será um concurso cultural de frases e desenhos sobre a conscientização eleitoral aos alunos de escolas municipais de Foz do Iguaçu. A comissão organizadora selecionou um colégio por macrorregiões da cidade que tiveram a melhor pontuação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Poderão participar do concurso, estudantes das turmas de 4º e 5º ano das escolas Frederico Engel, Professor Benedicto João Cordeiro, Presidente Getúlio Vargas, Altair Ferrais da Silva “Zizo”, Duque de Caxias e Olavo Bilac. “Nesse concurso as crianças poderão fazer textos e desenhos que mostram como elas percebem a política e o ato de votar”, explica o superintendente do Cataratas JL Shopping, Lindenor Cavalheiro.
Prêmios aos alunos e escolas
Os textos e desenhos produzidos serão pré-selecionados pelas professoras de cada turma. Os dez melhores que estiverem de acordo com os critérios de avaliação serão enviados ao Cataratas JL Shopping para a seleção final. Os escolhidos em cada categoria (desenho e frase) pela Comissão Julgadora serão premiados, assim como as escolas, durante a Semana da Conscientização Eleitoral no início do mês de setembro. Entre os prêmios aos estudantes que participarem do concurso estão tablets, Xbox e iPhones. As escolas dos dois primeiros colocados em cada categoria irão ganhar uma câmera fotográfica Nikkon e um Iphone 7.
Controle social
A iniciativa do shopping e das entidades também pretende fortalecer as ações que já são realizadas há nove anos pelo Observatório Social. A presidente do OSFI, Leonor Venson, entende que a educação é a base para se construir um país melhor e é dever de todos contribuir para que a escolha dos governantes seja consciente e a melhor possível. “Nessa campanha vamos divulgar as ações do Observatório, os resultados alcançados e estimular a participação dos cidadãos no controle social”, acentua.
Ela lembra que o Observatório Social de Foz do Iguaçu incentiva e promove o voluntariado em ações educativas e operacionais em favor dos direitos do cidadão e contra a corrupção. “Atuamos em quatro grandes áreas: Gestão Pública, Transparência, Educação Fiscal e Ambiente de Negócios e o nosso apoio à comunidade é na forma de pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com foco na melhor aplicação dos recursos públicos”, completa Leonor.