A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu realizou reunião ordinária de diretoria, na segunda-feira, 5, de forma presencial e on-line.
A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu realizou reunião ordinária de diretoria, na segunda-feira, 5, de forma presencial e on-line. O encontro foi conduzido pelo presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e pelo presidente do Conselho Superior, Rodiney Alamini.
A primeira pauta abordou a Central de Atendimento Covid-19 Foz do Iguaçu (CACFI) – Voluntários Pró-Saúde. A prestação de contas foi apresentada pela coordenadora-geral da CACFI, Mariangela Lückmann; coordenadora-financeira da CACFI, Leonor Venson de Souza; e o coordenador de Saúde da CACFI, médico João Ricardo Yamasita.
Durante sua explanação, Mariangela Lückmann destacou a publicação do artigo intitulado “Central de Atendimento Covid-19 Foz do Iguaçu: Modelo e Resultados de Intervenção Precoce de Ação Social Espontânea em Região Trinacional”. O trabalho foi publicado na Pleiade – Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica.
Na apresentação destacou-se ainda o total de casos e óbitos em Foz do Iguaçu, no Paraná e no Brasil até junho de 2022, segundo os dados oficiais disponíveis no “Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no Brasil. O cruzamento dos dados revela a relação do número de casos e óbitos considerando o coeficiente por 1.000 casos.
CACFI: 5.012 casos, sendo 8 óbitos (coeficiente 1,6)
Foz do Iguaçu: 80.602 casos, sendo 1.329 óbitos (coeficiente 16,5)
Paraná: 2.748.293 casos, sendo 45.348 óbitos (coeficiente 16,5)
Brasil: 34.872.524 casos, sendo 688.036 óbitos (coeficiente 19,8)
Como se vê, descreve o artigo “a união da sociedade civil de Foz do Iguaçu, considerando-se os Voluntários Pró-Saúde de Foz do Iguaçu e Região e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), fez verdadeira diferença na construção dos expressivos resultados obtidos pelas atividades da CACFI, na prevenção e tratamento imediato à Covid-19”.
Também foram destacados os números da CACFI, entre eles: 6.077 chamadas recebidas, 5.012 consultas realizadas (dessas, 3.825 pacientes receberam prescrições e medicamentos e foram acompanhados, e 1.187 pacientes receberam orientações, solicitações de exames e prescrições medicamentosas fora do escopo de entrega).
Outro tema debatido pelos diretores e conselheiros foi o Programa Empreender. Coube a Mariangela Lückmann, que é diretora de Associativismo da ACIFI, e Edna Rubio, coordenadora do Programa Empreender da ACIFI, demonstrar os resultados em 2022 e apresentar ações previstas para 2023.