O Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da ACIFI, conveniado ao SPC Brasil e Serasa Experian, tem novo horário de atendimento ao público. As consultas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O balcão de atendimento possibilita que o consumidor faça uma consulta para saber a situação do seu CPF. Ela deve ser realizada pessoalmente na sede da ACIFI com a apresentação obrigatória dos documentos de Identidade e CPF.
A consulta também pode ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante ACIFI, com firma reconhecida em cartório. Para a obtenção de uma certidão negativa junto ao SPC, é obrigatória a apresentação dos originais e cópias dos documentos de Identidade, CPF.
A supervisora do SPC, Anne Carolyne explica que SPC e Serasa são bancos de dados distintos. De acordo com ela, o SPC recebe dados de devedores do comércio, prestadores de serviços, financeiras, algumas redes bancárias, bem como informações provenientes do Banco Central (CCF), enquanto que a SERASA recebe a maior de parte de suas informações da rede bancária e Banco Central (CCF). “Assim, podem existir informações que constam em uma base de dados e não na outra”, esclarece.
Após realizar a consulta para saber se o nome está no SPC, o consumidor deve procurar a empresa credora que consta no extrato obtido para negociar a dívida. Após o recebimento da dívida, a empresa credora é responsável pelo cancelamento do registro em um prazo de até 5 dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor.