A ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) alerta os comerciantes em geral sobre nova tentativa de golpe na praça, desta vez envolvendo máquina de cartões de débito e crédito. O crime consiste numa falsa manutenção técnica que na verdade tem como objetivo desviar o dinheiro do estabelecimento comercial.
A tentativa de golpe ocorre assim: uma pessoa se apresenta na empresa como sendo de uma operadora de cartão (inclusive com uniforme e crachá), pedindo acesso para mexer na programação da maquineta. Após a mudança na configuração do aparelho, os créditos são depositados na conta corrente da quadrilha. O crime também é cometido através de “assistência técnica por telefone”.
A ACIFI orienta os empresários a redobrarem atenção para evitar prejuízos, principalmente quando a maquineta não registrar problema e quando a visita técnica não tenha sido solicitada pela empresa. Nesses casos, não deve ser permitido acesso à máquina. É preciso ainda telefonar para a assistência técnica do cartão (cujo número tem no próprio aparelho) e exigir o envio de um e-mail autorizando a manutenção.