Leia o artigo de Danilo Vendruscolo é presidente da ACIFI.
Danilo Vendruscolo
Foz do Iguaçu obteve conquistas fantásticas em 2022, consolidando a retomada econômica após os reveses e prejuízos causados pela pandemia da covid-19. Festejamos os recentes grandes investimentos privados e públicos na cidade, que fizeram a economia girar em prol de toda a população iguaçuense.
A injeção de recursos em obras estruturantes, na construção de novos empreendimentos e na ampliação de negócios tem reflexo nas principais cadeias produtivas e atividades econômicas do município. Ganham todos com mais oportunidade, emprego e renda: turismo, logística, transporte, educação, saúde, comércio, indústria e prestação de serviços.
Nesse sentido, a conclusão da Ponte da Integração é um marco. O empreendimento é uma ação do governo federal, em parceria com o governo estadual e a Itaipu Binacional, que está investindo R$ 323 milhões no projeto. A empresa financia ainda R$ 336,6 milhões nas obras em andamento da Perimetral Leste, que incluem construção de aduanas.
Tão logo esse conjunto de obras seja inaugurado, certamente veremos mais um boom na logística, no transporte, no comércio exterior e em toda movimentação fronteiriça de veículos e pessoas. Aqui estamos falando de Brasil, Paraguai, Argentina e outros países da América do Sul, afinal serão ampliadas as rotas internacionais
Aspiração de décadas, a ponte ligando Foz do Iguaçu a Puerto Franco é mais uma demonstração da capacidade de realização da sociedade civil organizada. Com projeto em mãos, as lideranças empresariais e políticas se articularam junto ao governo federal para canalizar os recursos públicos em obras estratégicas ao bem comum. Está aí o resultado!
A ACIFI, ao lado das principais instituições do município, tem defendido tais projetos como parte de políticas públicas de estado, visando a fortalecer as molas propulsoras do desenvolvimento socioeconômico. “Pensar globalmente, agir localmente.” Ou seja, olhar para o futuro como um todo, porém atuar de forma integrada na cidade e região trinacional.
Com essa perspectiva, também temos somado forças a entidades do comércio e serviços para apresentar as prioridades ao futuro governo federal. Entre as pautas apresentadas à equipe de transição estão a reforma tributária, a desoneração da folha de pagamento, o aumento do teto do Simples Nacional, a formação de ambiente de negócios, bem como a garantia de direitos e a eficiência do Estado.
Localmente defendemos a continuidade dos avanços obtidos. Não se trata de apenas idealizar o futuro, mas sim de acreditar na força coletiva da nossa gente para fazer acontecer. Desde sempre o dia a dia requer festejar as conquistas e criticar de forma propositiva para juntos superarmos os desafios e alcançarmos aquilo que um dia nos pareceu distante.
Assim pipocam novos atrativos turísticos, empreendimentos empresariais. Um importante reflexo dessa expansão é visto nos altos índices de geração de empregos formais, empreendedorismo na abertura de novos negócios, bem como na cultura da inovação em todo ecossistema.
Este é o caminho: rever o passado, analisar o presente e projetar novos horizontes. Que em 2023 venham mais parcerias em níveis federal, estadual e municipal, atraindo investimentos e estimulando o empresariado iguaçuense. Vamos continuar unidos, para o bem de Foz do Iguaçu, do Oeste do Paraná e das Três Fronteiras, e para o fortalecimento do processo de integração da região trinacional.
Danilo Vendruscolo é presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu).