A promoção de campanhas para fomentar a atividade comercial tem sido uma das mais constantes reivindicações dos lojistas associados da ACIFI nos últimos anos. E ela acaba de ser atendida com a implantação da campanha da “Vivo Aqui – Compro Aqui”. A campanha também pode ser desenvolvida em empresas associadas nos setores de prestação de serviços e outros.
Inovadora e com a chancela da Faciap e da ACIFI, a campanha visa premiar os consumidores que adquirirem produtos na rede conveniada da cidade.
“Com a campanha, atendemos as várias necessidades do comércio de Foz que enfrenta forte concorrência, oferecendo como atrativos os tickets, que chamamos de VIPs, que podem ser trocados por prêmios, moeda de troca em leilões virtuais e também concorrem a prêmios como uma motocicleta que será sorteada no final do ano”, explica o presidente da ACIFI, Roni Temp. “Trata-se de um programa de fidelidade e uma ação promocional permanente”, reforça o presidente.
A campanha tem um modelo único, desenvolvido pela Faciap em parceria com a GS Group, mas é promovida regionalmente pelas associações comerciais. Segundo o coordenador comercial da Faciap, Edson Araújo Filho, o modelo foi idealizado após estudos das tradicionais campanhas promovidas no estado, cuja implantação teve início no Paraná há cerca de seis meses.
Como funciona – A campanha Vivo Aqui – Compro Aqui funciona da seguinte maneira: nas compras a partir de R$20 em lojas credenciadas, o cliente ganha tickets com uma raspinha. Esse ticket vale pontos que precisam ser validados no portal do Vivo Aqui Compro Aqui, acessado pelo site da ACIFI (www.acifi.org.br).
Conforme o consumidor for acumulando pontos, ele poderá usá-los em quatro diferentes modalidades de promoção: Menor Lance Único, Leilão de Vips, Sorteios Promocionais e Trocou Ganhou.
O grande diferencial dessa campanha é que o ano todo o consumidor poderá participar e ganhar prêmios, independente de datas comemorativas para o comércio. “Isso quer dizer que o incentivo às compras no comércio será permanente e não somente em datas comemorativas”, explica o diretor executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo.
Informações – Outra vantagem, conforme destaca Bragagnolo, é a informação que o associado terá à disposição sobre seus clientes. Ele explica que, ao contrário das campanhas tradicionais onde o consumidor insere dados em cupons que normalmente são descartados, na campanha Vivo Aqui – Compro Aqui esses dados são informados on-line pelo consumidor e armazenados num site especial.
“Com o Vivo Aqui Compro Aqui, o lojista passa a conhecer melhor o cliente através das ferramentas que disponibilizamos para eles utilizarem no portal do Vivo Aqui Compro Aqui”, reforça. O lojista ganha acesso a dados importantes tais como os maiores consumidores em sua loja, o mapeamento da localização de seus clientes fidelizados na cidade e região e a taxa de retorno dos consumidores à loja. Também pode ter acesso à lista de e-mail marketing para aniversariantes ou perfis de clientes definidos pelo empresário – exemplo de gráficos de consumo por sexo, idade e outras informações – são importantes instrumentos para melhorar seu negócio.
Outra diferença da campanha Vivo Aqui Compro Aqui é que, enquanto as campanhas tradicionais abrangem somente o reconhecimento da importância do consumidor e a recompensa com cupons de sorteio, a campanha Vivo Aqui Compro Aqui fideliza o cliente. “As campanhas tradicionais não atendem à necessidade de fidelização do cliente”, acrescenta o diretor executivo.
O associado que quiser participar da campanha poderá consultar o departamento comercial da ACIFI, pelo telefone 3521 3334.
Dicas importantes
•Guarde os tickets até validar e reverter em VIPs (pontos). Usados uma vez, devem ser descartados.
•Fique atento para não desperdiçar Vips. Os R$ (reais) excedentes que não atingem o valor para troca de tickets só podem ser usados na mesma compra. Se não são aproveitados devem ser descartados.
•Mantenha seu cadastro atualizado. Sua senha é pessoal, intransferível e sigilosa.
•Consulte a data de validade de seus VIPs no regulamento de sua cidade.