Empresários dos núcleos territoriais apresentam ações em evento de inovação e empreendedorismo – Foto: Kiko Seirich/PTI
Representantes da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) participaram do primeiro encontro do Iguassu Conecta, realizada na quinta-feira, 20. O evento tem como objetivo promover a integração entre todos interessados em conversas sobre inovação, empreendedorismo e cidades inteligentes.
A entidade foi representada pelo vice-presidente, Danilo Vendruscolo, e por empresários de quatro núcleos do Programa Empreender criados recentemente a partir de interesses comuns territoriais. São eles: Núcleo da Avenida Brasil, Núcleo Comercial do Porto Meira, Núcleo Gastronômico e Cultural Vila Yolanda e Núcleo Vila Portes.
Vendruscolo destacou a importância de criar e fortalecer o ambiente para o desenvolvimento de startups na região. Ele citou o exemplo da Universidade do Texas em Austin, uma referência mundial em inovação. Enalteceu ainda os cases do Sistema Regional de Inovação Oeste do Paraná, que originou o Iguassu Valey, e o parque tecnológico do Show Rural Coopavel, em Cascavel.
Pelo Programa Empreender participaram os empresários Talita Ferrari e Marcelo Franklin (Núcleo Comercial do Porto Meira), Mauricio Teixeira Costa e Simone Zolet (Núcleo da Avenida Brasil), Ralf Smaha (Núcleo Gastronômico e Cultural Vila Yolanda) e Mariza Mayers e Celso Lückmann (Núcleo da Vila Portes).
Organizados com apoio do Sebrae, além de instituições do poder público e iniciativa privada, os núcleos apresentaram a trajetória, bem como citaram as principais ações e os desafios para o desenvolvimento econômico territorial. Os empresários fizeram uma síntese do planejamento estratégico e responderam perguntas dos mediadores.
O Iguassu Conecta é uma realização do Iguassu Valey Foz e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A primeira edição teve como patrocinador a TOTVS –maior empresa de tecnologia do Brasil.