Danilo Vendruscolo e Mario Camargo receberam homenagens pelo trabalho conjunto em prol do desenvolvimento econômico na fronteira.
Os laços entre a ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e a Receita Federal vem de longa data. Há décadas, as duas instituições desenvolvem ações conjuntas em prol do desenvolvimento da cidade e da região trinacional, visando ao fortalecimento da economia voltada à geração de empregos formais e distribuição de renda.
O capítulo mais recente dessa parceria ocorreu no aniversário de 120 anos da instalação da primeira Mesa de Rendas na região. Na ocasião, a Alfândega da Receita Federal em Foz homenageou as pessoas que fizeram parte dessa história centenária. Entre os homenageados estão o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e o diretor de Comércio Exterior da associação, Mario Alberto Chaise de Camargo.
Para o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cezar Augusto Vianna, o aniversário sempre é um momento de muita felicidade e gratidão. “É uma oportunidade para agradecer às pessoas que fizeram parte da trajetória da Receita Federal e, também, à sociedade de Foz do Iguaçu, que está aqui representada”, disse ele.
Tanto Danilo Vendruscolo quanto Mario Camargo receberam uma placa de homenagem, bem como ex-delegados que marcaram a história da Alfândega da Receita Federal em Foz. E ainda lideranças da sociedade civil que participaram de mudanças estruturais em parceria com a Receita Federal e servidores da Receita Federal, os quais atuam todos os dias em prol da segurança da população e da economia nacional.
Conforme o presidente da ACIFI, a Receita Federal tem uma história centenária aqui em Foz e sempre foi muito importante para a nossa região. “Ela ajuda a garantir a presença do Estado na fronteira, dá segurança ao comércio internacional, combate o contrabando e ainda promove justiça fiscal”, destacou Danilo Vendruscolo.

Mario Camargo (à esquerda), diretor de Comércio Exterior da ACIFI, está entre os homenageados pela Receita Federal – Foto: divulgação
Para o diretor de Comércio Exterior da ACIFI, o órgão federal está sempre de olho no futuro. Continua inovando na forma de fiscalizar, investindo em tecnologia de ponta e qualificando cada vez mais sua equipe. “Isso mostra o compromisso com a segurança da fronteira e com o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Mario Camargo.
RF presta homenagens a servidores, e homenagem destaca parcerias
Durante o evento, a Receita Federal lembrou que, em 19 de abril de 1905, na antiga colônia militar, localizada onde hoje é Foz do Iguaçu, surgia a primeira estrutura de fiscalização fronteiriça no lado brasileiro das três fronteiras. Uma Mesa de Rendas, no contexto do século 20, era responsável pela arrecadação de impostos, taxas e direitos alfandegários.
Em áreas de fronteira, como Foz do Iguaçu, a instalação de uma unidade como essa seria fundamental para afirmar a presença do Estado brasileiro em regiões estratégicas. Essa iniciativa representou a primeira manifestação do que mais tarde se consolidou como a Receita Federal.
Em razão dessa data importante, um evento foi realizado para homenagear as pessoas que fizeram parte dessa história. Veja o que diz a placa de homenagem e saiba quais são as personalidades homenageadas pela Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu:
As grandes conquistas se tornam realidade graças ao apoio das pessoas especiais como você. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão pela sua parceria, que tem sido fundamental ao longo desses muitos anos de lutas, desafios, superações e vitórias. Cada passo dessa jornada foi mais forte e mais significativo por termos você ao nosso lado.
Somos profundamente gratos por sua dedicação e por fazer parte da história da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu.
Homenageados:
- Fábio Eduardo Boschi, auditor-fiscal e superintendente da 9.ª RF;
- Cezar Augusto Vianna, auditor-fiscal e delegado da ALF Foz do Iguaçu;
- Joaquim Silva e Luna, prefeito de Foz do Iguaçu;
- Paulo Debrito, presidente da Câmara de Vereadores;
- Danilo Vendruscolo, presidente da ACIFI;
- Mario Alberto Chaise de Camargo, diretor de Comércio Exterior da ACIFI;
- Rosicler Hauagge do Prado, reitora do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas;
- Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, auditora-fiscal e ex-superintendente da Receita Federal;
- Luiz Bernardi, auditor-fiscal e ex-superintendente da Receita Federal;
- Mauro de Brito, auditor-fiscal e ex-delegado;
- José Carlos Araújo, auditor-fiscal e ex-delegado;
- Rafael Rodrigues Dolzan, auditor-fiscal e ex-delegado;
- Paulo Sérgio Cordeiro Bini, auditor-fiscal e ex-delegado;
- Maria Angélica de Toledo Castro, auditora-fiscal e ex-delegada.
(Com informações da Receita Federal em Foz do Iguaçu)