Convênio inclui projeto Gestão Coordenada de Fronteiras, para o qual a Associação Comercial de Foz do Iguaçu já mantém tratativas com Itaipu Binacional e Governo do Paraná.
Em clima de otimismo e união, a ACIFI (Associação Comercial e Empresarial) e a CCPB (Câmara de Comércio Paraguai Brasil) assinaram termo de cooperação para fortificar negócios entre empresários dos dois países e buscar destravar trâmites fronteiriços. O documento foi firmado em cerimônia que integrou a programação da 14.ª Expo Paraguai Brasil, em Assunção.
Prestigiaram o ato investidores, empreendedores e autoridades públicas dos dois países. O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, assinou o convênio com o presidente da CCPB, Antonio Carlos dos Santos, juntamente com o diretor da entidade, Junio Dantas. As duas instituições representam a comunidade empresarial.
Capacitação para a exportação e a importação, participação em eventos negociais e parceria estratégica para desenvolver o projeto Gestão Coordenada de Fronteiras são as principais cláusulas da cooperação. A finalidade é promover o desenvolvimento econômico, comercial e social para as duas nações.
Danilo Vendruscolo considerou ser um momento histórico para os dois países, enfatizando a importância da Gestão Coordenada de Fronteiras, que já conta com o aval das gestões federais do Brasil e do Paraguai. “Saímos do discurso para a prática, mas temos que manter a atuação unificada junto aos nossos governos pela implantação desse projeto”, disse.
“Estamos 100% alinhados, ACIFI e CCPB, para avançar de fato no processo de integração e nas relações comerciais”, reiterou. “Como entidades privadas, seremos os mediadores entre o setor produtivo e os governos para a gestão coordenada nas fronteiras acontecer. Não só nós, mas nossos governos também estão alinhados”, pontuou Danilo.
Fortalecimento comercial
Presidente da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Antonio Carlos dos Santos referendou a sintonia em torno do trabalho das duas entidades e da perspectiva aberta para fortalecer negócios e oportunidades. Ele contextualizou os problemas antigos de trâmites aduaneiros e a necessidade de superá-los com a gestão coordenada.
“Sabemos das dificuldades que nossos associados passam na fronteira. Esse projeto [Gestão Coordenada de Fronteiras], que já está avalizado por ambos os governos, ajudará em muito no enfrentamento desses problemas fronteiriços”, avaliou.
“Inclusive, o presidente Santiago Peña já indicou dois ministros para liderar o projeto por parte do Executivo paraguaio”, mencionou. “Por isso, é muito importante, para nós, termos a ACIFI como aliada”, expressou Antonio Carlos, ao assinar o termo de cooperação.
Itaipu e Governo do Paraná
Por meio do presidente Danilo Vendruscolo, a ACIFI vem pautando o sistema de Gestão Integrada de Fronteiras em instâncias governamentais e da sociedade civil na Argentina, Brasil e Paraguai. A intenção é criar três projetos-pilotos, um deles entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, instituindo mecanismos para agilizar e facilitar os procedimentos aduaneiros.
Em agosto, a associação comercial iguaçuense reuniu os diretores brasileiro e paraguaio da Itaipu Binacional, Enio Verri e Justo Zacarías Irún, pactuando ações conjuntas. O workshop também contou com os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil Marcelo Mossi, que detalhou o Gestão Coordenada de Fronteiras, e Fabiano Diniz, o qual abordou Operadores Econômicos Autorizados (OEA).
Há duas semanas, ACIFI e Governo do Paraná firmaram termo de cooperação técnica pioneiro para ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da região trinacional. O estado foi representado pelo secretário do Planejamento, Guto Silva, e o convênio prevê a execução do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras.
Clique aqui para baixar o termo de cooperação entre a ACIFI e a CCPB.
(AI ACIFI)