O Centro Universitário UDC apresentou, nesta sexta-feira, 27, as mais recentes pesquisas realizadas nas Pontes da Amizade e da Fraternidade. Os dados foram levantados por mais de 150 pessoas entre professores e estudantes do Centro Universitário UDC, unidades Centro e Vila A, e da UDC Monjolo.
Os dados levantados dizem respeito às pontes internacionais das fronteiras do Brasil e Paraguai e do Brasil e Argentina: fluxo de veículos e de pedestres e perfil dos turistas. A pesquisa é coordenada e de propriedade intelectual do pró-reitor do Centro Universitário UDC, professor Dr. Fábio Prado, com a autorização da Receita Federal e da Polícia Federal. Ele idealizou a pesquisa há 25 anos. Na época, o pró-reitor fazia a contagem dos carros sozinho, apenas com uma caneta e uma prancheta.
Prado ressalta que os dados são fornecidos gratuitamente para todos os órgãos, entidades, instituições e pessoas da comunidade. “A pesquisa já está programada para o próximo ano. Estamos aceitando sugestões para melhorias e acréscimo de novos dados úteis para a sociedade iguaçuense”, afirmou.
Presente na solenidade, o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, parabenizou o Centro Universitário UDC pelo belo trabalho e empenho apresentado hoje na UDC. “O material é muito consistente, com dados que nos direcionam sobre investimentos, segurança, inteligência e logística da cidade e da fronteira”, afirmou.
Ismail destacou o empenho e a liderança do pró-reitor do Centro Universitário UDC, professor Dr. Fábio Prado, que também é membro do Conselho Superior da ACIFI. “Que o Centro Universitário UDC continue sempre assim: gerando pesquisas e benefícios para a cidade”, completou o presidente da associação.
Também conselheiro da ACIFI, Rodiney Jose Alamini representou o presidente do Conselho Superior, Walter Venson, na cerimônia. Ele reforçou a importante das pesquisas aplicadas nas aduanas das pontes da Amizade e da Fraternidade de 01º a 06 de maio de 2019. Os dados integram a mais recente edição impressa do estudo.
A pesquisa conta também com a parceria da Receita Federal, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Fundo Iguaçu, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Polo Iguassu, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Consulado Argentino, Consulado Paraguaio, e a Universidade de Roma TRE, na Itália.