Entidade ressalta integração da iniciativa privada e poder público em torno dos grandes projetos para região trinacional.
Após dois anos de grandes desafios, 2022 chega com bons motivos para Foz do Iguaçu renovar a esperança em dias melhores para todos. Sempre surpreendente, a cidade tem registrado expressivos investimentos públicos e privados que devem impulsionar a geração de emprego e distribuição de renda nos próximos meses.
É com esse otimismo que a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu olha para o futuro. Até porque a ACIFI não tem poupado esforços para apoiar a logística, o turismo, a saúde e a educação (ciência e tecnologia) – ciente de que esses pilares são a base para movimentar todos os segmentos econômicos locais, em especial o comércio e a rede de serviços.
Em seu balanço de fim de ano, a entidade destaca a inauguração da ampliação do aeroporto internacional e o avanço na construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e da Perimetral Leste. Tudo isso já de olho na duplicação da BR-469, na edificação do novo porto seco e na aguardada consolidação do distrito industrial.
Para a entidade, grandes projetos assim dão gás ao empreendedorismo empresarial focado na inovação, bem como a sonhos ainda maiores, como novos bairros inteligentes (a exemplo da Vila A), o próprio uso das margens do Rio Paraná e a viabilização do ramal da Ferroeste de Cascavel a Foz do Iguaçu.
Importância da Itaipu – Segundo o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, nesse sentido vale ressaltar o papel fundamental e estratégico da Itaipu Binacional por meio do ex-diretor-geral brasileiro general Joaquim Silva e Luna e do atual diretor-geral, o general João Francisco Ferreira. “Além das obras estruturantes, estamos vivendo agora um Natal memorável coordenado pela Itaipu, prefeitura e Fundo Iguaçu”, frisa o dirigente.
Em sua avaliação, é importante valorizar a integração da sociedade civil organizada, que já contava com o Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) e, desde maio de 2020, avança ainda mais com o Acelera Foz, sob coordenação do Codefoz, Itaipu, prefeitura, PTI, ACIFI, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento e Comtur.
Esse breve apanhado de ações com desdobramentos em âmbito local, regional, estadual, nacional e internacional demonstra que com união é possível alcançar grandes conquistas. Outro propósito da ACIFI é diversificar a economia do município e tornar a cidade referência em inovação, seja no comércio, turismo, indústria, serviços, educação, entre outros setores econômicos.
“E já podemos colocar entre nossas metas para o próximo ano a concretização de vários projetos semeados neste ano, como o Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu, uma das ações prioritárias do Programa Acelera Foz. Essa medida objetiva captar recursos e atrair empreendedores para a cidade, gerando cada vez mais emprego e renda”, afirma Faisal Ismail.