Diretores e conselheiros debatem desafios e oportunidades da entidade para os próximos anos.
Os novos diretores e conselheiros da ACIFI começam a definir as diretrizes para o período 2024–2026. Os dirigentes eleitos já estão discutindo os desafios e oportunidades da próxima gestão da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, que será empossada no dia 29 de abril.
Durante os dias do encontro (2 a 4 de abril), as lideranças empresariais foram atualizadas sobre as informações e indicadores da instituição e debateram os gargalos e potencialidades, apontando caminhos para o fortalecimento do associativismo em Foz do Iguaçu e região.
O workshop de planejamento estratégico foi conduzido pelo presidente reeleito, Danilo Vendruscolo, e pelo também reeleito presidente do Conselho Superior, Rodiney Alamini. A mediação ficou por conta de Henry Troglio, mentor organizacional e consultor credenciado do Sebrae.
Logo na abertura do evento, o diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, reforçou a importância estratégica da missão e visão da entidade. Destacou ainda os oitos principais valores da associação e a política da qualidade (gestão, prestação de serviço, promoção do associativismo e desenvolvimento local e setorial).
Na sequência foram apresentadas ideias para as diretorias: Comercial, Administrativa, Financeira, Comunicação, Associativismo, Desenvolvimento Econômico e Social, Turismo e Hotelaria, Transporte e Logística, Comércio Exterior, Saúde, Educação, Comércio e Prestação de Serviços, Indústria e Construção Civil, e Setor Imobiliário.
Propostas em médio e longo prazos
“Tivemos dois dias de muitos trabalhos, alinhamento de informações e elaboração de propostas visando ao futuro em médio e longo prazo”, afirmou o presidente reeleito. Vendruscolo frisou que a próxima gestão intensificará a defesa dos associados e empresários, reforçando os posicionamentos em favor da classe empresarial.
O dirigente ponderou que, em menos de dois anos, Foz do Iguaçu passará por uma transformação com a inauguração de obras estruturantes, como a Ponte da Integração, Perimetral Leste, duplicação da Rodovia das Cataratas, bem como finalização de obras e homologação da extensão da pista do aeroporto.
“A ACIFI acompanhará essas mudanças, promovendo a inovação e o empreendedorismo no comércio, logística, turismo, agronegócio, saúde, entre outros segmentos”, disse o presidente da ACIFI. O empresário enfatizou que a associação pode concretizar as diretrizes principalmente em razão do capital humano da diretoria, Conselho Superior, Programa Empreender e equipe técnica e executiva.
Os membros da nova diretoria e do Conselho Superior se surpreenderam com o volume de serviços que a ACIFI disponibiliza a seus mais de 2.400 associados. Os futuros dirigentes sugeriram que a entidade intensifique a divulgação desse portfólio e das ações institucionais para, assim, fortalecer o setor empresarial de Foz do Iguaçu.
Associação elege chapa com representatividade inédita
A próxima gestão vem repleta de novidades, com representatividade inédita. Ela terá 83 dirigentes (17 diretores, 60 membros do Conselho Superior e seis do Conselho Fiscal), garantindo amplitude de representação em diferentes setores. O mandato da 30.ª diretoria da ACIFI, que possui 72 anos de história, será exercido de maio de 2024 a abril de 2026.
Entre os 17 cargos da diretoria, são nove homens e oito mulheres. Outra caraterística é a forte presença de empresários jovens mesclada com colegas mais experientes e a representação de empresas de todos os tamanhos e regiões da cidade. Os participantes dos núcleos setoriais, territoriais e conselhos do Programa Empreender também ocuparão espaço expressivo no próximo biênio.