O diretor de Comércio Exterior, Mário Camargo, reuniu-se com representantes do Ministério da Agricultura em Curitiba.
Os desafios do comércio exterior foram debatidos entre representantes da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná (SFA/PR), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O diretor de Comércio Exterior da ACIFI, Mário Camargo, reuniu-se com a superintendente da SFA/PR, Juliana Azevedo Castro Bianchini; o superintendente-substituto e diretor-técnico da Chefia da Divisão de Defesa Agropecuária, Cezar Pian; e o auditor-fiscal Fernando Augusto Pereira Mendes.
Dois assuntos concentraram a pauta da reunião, realizada na capital do Paraná: falta de fiscais (com solicitação do aumento de efetivo do MAPA Vegetal em Foz do Iguaçu) e padronização de procedimentos entre as aduanas brasileiras.
“Solicitamos harmonização de procedimento do Ministério da Agricultura nas aduanas em Foz do Iguaçu, Uruguaiana, São Borja e outras, em especial da parte fitossanitária”, resumiu Mario Camargo.
A ACIFI tem ampliado a defesa dos interesses dos associados de todos os setores, entre eles dois segmentos estratégicos: o comércio exterior, que sempre esteve presente na entidade, e o agro, que teve várias cooperativas entrando no quadro associativo neste ano.