A reunião da diretoria da ACIFI, na segunda-feira, 16, foi marcada pelo debate sobre o Projeto de Lei 82-2015, que dispõe sobre a instalação de lojas francas em Foz do Iguaçu. O autor da proposta, vereador Fernando Duso, disse que segurará a preposição no legislativo com objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema.
A preposição do vereador basicamente autoriza a instalação de lojas francas (“free shops”) no município de Foz do Iguaçu, destinada à venda de mercadorias nacionais ou estrangeiras contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira.
A proposta toma como base a Lei 12.723, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 9 de dezembro de 2012 em favor dos free shops e que prevê a redução da cota de US$ 300 para US$ 150 nas fronteiras terrestres, fluviais e lacustres. Como ainda pairam dúvidas sobre a regulamentação desse tipo de comércio, o vereador garantiu que vai segurar o tramite da matéria no legislativo.
O encontro contou com a participação da vice-prefeita Ivone Barofaldi e de várias lideranças de classe, entre elas o presidente da ACIFI, João Batista de Oliveira; o presidente do Sindilojas, Carlos Nascimento; o diretor-executivo do Sindhotéis, Carlos Tavares; o presidente do Sindetur, Paulo Angeli; a diretora-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo; além de diretores da própria ACIFI, do Codefoz, Sindilojas e ICVB.