Introduzir e acompanhar processos administrativos e operacionais, instituir indicadores e metas para os setores que compõem a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI têm sido um trabalho constante dos colaboradores e coordenadores da entidade. Isso possibilitou que a entidade que representa a classe empresarial de Foz conseguisse na semana passada a recertificação da ISO 9001:2008.
Segundo explicou a coordenadora operacional da ACIFI, Natalia Fuentes, a primeira certificação da ACIFI aconteceu em março de 2011, colocando a entidade no rol de pouquíssimas associações empresariais do país a obter a ISO. Embasado num primoroso sistema de gestão, a certificação confere maior profissionalização da associação e, conseqüentemente, mais garantia de eficiência em serviços e projetos para os associados.
Em 2012 e neste ano, sempre nos meses de março, a ACIFI passou por supervisão do primeiro órgão que emitiu a certificação, o TECPAR. “Apesar de ter a certificação garantida até março, decidimos antecipar a recertificação devido a mudança do instituto, agora a cargo do ITAC (Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade)”, explicou Natalia. Esse instituto é um organismo de certificação de produtos e sistemas de gestão, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.
Depois de uma auditoria minuciosa que durou dois dias, o ITAC finalmente reconheceu a seriedade do trabalho e recomendou a recertificou a ISO para os próximos três anos. “A manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) exige que a trajetória da entidade seja reavaliada periodicamente. Nas reuniões de análise crítica, a entidade planeja e implementa os processos necessários para monitoramento, medição e análise e melhoria. Além disso, o treinamento e comprometimento de toda a equipe na gestão por processos é fundamental para o sucesso do SGQ. Este sistema permite aumentar a satisfação e a confiança dos clientes; aumentar a produtividade; reduzir os custos internos e melhorar os processos de modo contínuo”, explica a coordenadora operacional.
O presidente da ACIFI, Roni Temp, parabenizou todos os diretores e colaboradores envolvidos no processo de recertificação. “Já participei com minha empresa desse processo e sei, por experiência própria, quanto trabalho e determinação são necessários para manter todos os processos dentro das exigências da Norma e para atender todos os nossos índices. Com certeza nossa entidade é diferenciada também por termos colaboradores com este senso crítico e comprometimento com o trabalho de qualidade”, destacou o presidente.
O vice-presidente Administrativo da ACIFI, Rogério Böhm, que também esteve envolvido no processo de recertificação, também parabenizou toda equipe de colaboradores pelos “esforços no sentido de cada vez profissionalizarmos mais a gestão de nossa associação”.