A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) alerta mais uma vez para que as empresas filiadas estejam atentas ao pagamento de boletos de cobrança enviados por entidades ou empresas que jamais contrataram ou ouviram falar.A recomendação é que os empresários verifiquem, antes de efetuar o pagamento de boletos de cobrança, pois pode se tratar do “golpe do boleto”, situação que ocorre em todo o país, lesando proprietários de empresas de todos os portes.
Um dos casos consiste na apresentação, por parte de uma entidade – Associação Comercial do Brasil – ACEB, com data de vencimento sempre próxima da do recebimento, induzindo o empresário a efetuar o pagamento para evitar multas, uma vez que há citação de artigos que prevê punição por não pagamento, e que passa despercebido que o pagamento é “facultativo”. A orientação é no sentido de que, se jamais houve a contratação com aquela Associação, não efetuar nenhum pagamento. A declarada ACEB não tem qualquer vinculação com a ACIFI nem com qualquer outra Associação Comercial e não possui serviço a oferecer ao empresariado.
Esse procedimento, em tese um golpe, é normalmente aplicado mais intensamente entre os meses de dezembro e março. A ACIFI recomenda que esse boleto da ACEB não seja pago nem mesmo mediante ameaça de inscrição no cadastro de empresas inadimplentes. E ainda: os empresários, gerentes, secretarias, atendentes e demais funcionários não devem informar e nem repassar quaisquer informações, assinar ou confirmar dados da empresa sem a devida autorização do proprietário e sem antes checar bem todas as informações solicitadas. Em caso de dúvidas, entre imediatamente em contato com a ACIFI, pelo telefone 3521 3300.